publicidade
15/09/2010 21:25

Gabriel Sereia começa luta pelo título da Cadete nesta quinta-feira

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


O próximo desafio para o piloto mato-grossense Gabriel Sereia é internacional. Entre os dias 16 e 19 de setembro Sereia entra na disputa pelo Campeonato Sul-Americano de Kart, que será realizado no kartódromo do Velopark - em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Aos 11 anos de idade, Gabriel vai competir pela segunda vez no torneio buscando o título da categoria Cadete.

"Estou ansioso pelo Sul-Americano porque, além dos pilotos que eu já enfrento nos principais campeonatos do Brasil, vamos ter também os pilotos vindos de outros países, como a Argentina e o Uruguai", comenta Gabriel. "Vai ser um campeonato bem equilibrado. Como ele é decidido apenas neste final de semana, todo mundo vai dar o melhor de si. E eu também", garante Sereia, quarto colocado no Sul-Americano de 2009.

Seguindo os moldes das grandes competições internacionais, como o Mundial de Kart, por exemplo, o Sul-Americano será definido em apenas um final de semana. A partir da tomada de tempos que define a ordem de largada da primeira corrida, os pilotos enfrentam baterias eliminatórias. Estas, através de um sistema de pontos específico, formam o grid de largada da bateria chamada Pré-Final, cuja função é, através do seu resultado, determinar a ordem de partida da Final. O vencedor desta última corrida é declarado o campeão Sul-Americano independentemente dos resultados anteriores.

"Nesse tipo de competição, vencer as corridas eliminatórias não é fundamental. Claro que bons resultados colocam você largando mais à frente nas finais, mas onde tudo tem que dar certo é na Final. Quem chegar melhor preparado para ela é que vai disputar a vitória", avalia Gabriel Sereia.

Na categoria Cadete - destinada aos pilotos com idade entre oito e 11 anos - todos os motores serão preparados e sorteados pela organização, seguindo as características da classe nos campeonatos nacionais e regionais do Brasil. Gabriel Sereia entra na pista com os chassis da fábrica catarinense Techspeed, a mesma estrutura que o mantém na disputa pelo título dos dois principais torneios de São Paulo: a Copa São Paulo Light e a Copa São Paulo Granja Viana.

O palco para o Sul-Americano de Kart 2010 é uma das pistas mais modernas do país. O complexo do Velopark, a cerca de 40 km de Porto Alegre, conta com dois kartódromos inaugurados em 2008, uma reta de arrancada e um autódromo inaugurado recentemente. As pistas de kart funcionam de maneira independente, uma com 1.500 e outra com 1.000 metros de extensão, mas podem ser interligadas para formarem a maior pista de kart do país.

Neste final de semana será usada a versão com 1.500 metros. A mesma onde Gabriel ficou com a quarta posição do Sul-Americano no ano passado. "A pista do Velopark é muito longa e muito larga. Por isso ela tem alguns segredos na pilotagem que eu aprendi quando corri lá no ano passado. Vou usá-los novamente e espero andar entre os primeiros desde os treinos livres", comenta Sereia.

Os treinos livres começam na manhã desta quinta-feira no Rio Grande do Sul. Serão cinco sessões até a tomada de tempos que será disputada na tarde de sexta-feira. O sábado será o dia destinado às provas eliminatórias e as finais serão realizadas no domingo, com as corridas decisivas a partir das 13h45.

  • 17/09/2010 08:11 Glaucio Uchoa

    estamos na sua torcida!!!