publicidade
13/11/2019 13:19

Toyota entra para a Stock Car em 2020 e lança academia de talentos no Brasil

Autor: Eni Alves


Foto: Eni Alves

João Pedro Bortoluzzi (80), integrante da Academia de Jovens Pilotos


Uma nova história começa a ser escrita no automobilismo brasileiro. A Toyota anunciou na última segunda-feira (11), em Buenos Aires, capital argentina, a participação em 2020 na Stock Car. A montadora japonesa irá disputar a temporada com o modelo Corolla, atendendo a reformulação da categoria, que passa a adotar monoblocos originais de fábrica com o objetivo de retomar a configuração de campeonato multimarcas. A Chevrolet, tradicional parceira da Stock Car, continuará na competição com o modelo Cruze.

Outra novidade é o lançamento da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil. Seis pilotos de kart, com idade entre 15 e 17 anos, já foram indicados para a seletiva, que acontecerá nas duas últimas etapas de 2019 da Stock Car, uma em Goiânia, no dia 24 de novembro, e a outra em Interlagos, no dia 15 de dezembro.

Campeão gaúcho em 2017, campeão catarinense em 2018, e vice-campeão do Sul-Brasileiro em 2019, o chapecoense João Pedro Bortoluzzi, de 16 anos, é um dos pilotos que terá a oportunidade de participar desta primeira preparação patrocinada pela Toyota.

Desenvolvido por profissionais especializados, o treinamento visa desenvolver habilidades específicas e importantes para os pilotos na atualidade, como relacionamento com a imprensa, estratégias de carreira, conhecimento técnico, condicionamento físico e mental, e processos de trabalho com o engenheiro de pista, capacitando novos talentos e, quem sabe, futuros pilotos da categoria.

A implantação da Academia de Jovens Pilotos fará o elo entre o celeiro de talentos do esporte, que é o kartismo, e a Stock Light, categoria de acesso à Stock Car. Com isso, completamos o ciclo de formação, algo bastante importante para o nosso projeto de modernização”, comentou Carlos Col, CEO da Vicar Promoções Desportivas, organizadora da categoria, sobre o projeto que utilizará o Toyota Yaris como veículo de treinamento para os jovens pilotos.

“Aquele que obtiver a melhor somatória de notas nos diversos quesitos do projeto receberá apoio financeiro da Toyota e da Stock Car para correr na temporada 2020 na Stock Light”, informou o dirigente.

Esta é a motivação que todos nós kartistas sempre sonhamos. Ter um treinamento oferecido por profissionais especializados e ligados a uma montadora, que pode nos dar acesso a profissionalização no automobilismo, é um marco na história do esporte a motor no país. Espero que o projeto seja um sucesso e que outras fábricas possam aderir no ano seguinte. Assim todos nós, montadoras, pilotos e os aficionados pelo automobilismo brasileiro teremos muito a ganhar”, comentou João Pedro Bortoluzzi.

Os outros pilotos selecionados para a Academia de Jovens Pilotos são os mineiros Pedro Sousa e João Matos, o paulista Richard Annunziata, o catarinense Stefano Marins e o paranaense José Muggiati Neto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!