publicidade
23/05/2018 09:35

Segunda rodada dupla do Estadual movimenta o kartismo cearense no final de semana

Autor: Robério Lessa


Foto: Robério Lessa

Neste sábado (26), o Campeonato Cearense chega à sua segunda rodada dupla, com a realização da terceira e quarta etapa da temporada. A competição, que é disputada no Kartódromo Marcelino Tomaz, em Morada Nova, no Sertão Central Cearense, tem a participação de quatro categorias.

Correm na competição mais importante do kartismo do Ceará a Graduados A e Graduados B e outras duas com propulsores quatro tempos, a F4 e F4 Light, todas com motores sorteados, como forma de assegurar a competitividade e igualar as condições para os pilotos.

Para o presidente da Federação Cearense de Automobilismo (FCA), Airton Vasconcelos, essa decisão do Clube de Kart (Cekart), organizadora da prova, é a mais acertada, e ajuda também a baratear os custos, uma vez que não há gastos com a preparação de motores separadamente.

“Ter um campeonato com motores equalizados e em condições de igualdade para todos os participantes garante disputas dentro da pista, e isso é bom para o público e estimula os competidores a se preparar melhor”, disse. O dirigente comentou também sobre o número de novos pilotos inscritos. “Para este ano temos a entrada de 10 novos pilotos só na categoria F4 Light, e isso mostra o quanto o kart está forte no Ceará”, completou.

Para as provas deste sábado, a FCA já conta com 36 pilotos inscritos. O número também anima Lutianne Dantas Soares, dirigente do Cekart e também piloto.

'Estou muito feliz. Não só eu, mas todos que trabalham para organizar esse campeonato estamos muito felizes com toda essa expectativa gerada nos últimos dias. Há uma forte possibilidade de superar os 20 karts no grid da categoria F4, além do crescimento da Graduados que corre com motores dois tempos. O kartismo cearense está motivado e unido, e ainda mais porque vemos uma vontade de todos, um kartódromo mais arrumado e a expectativa de termos um novo kartódromo. Isso tudo é muito animador', disse.

A empolgação dos pilotos tem sido outra característica marcante da competição alencarina. Nos últimos três sábados anteriores, grande parte dos competidores foi à pista para treinar e muitos já confirmaram presença no treino livre extraoficial que é realizado costumeiramente às sextas-feiras que antecedem as provas, neste caso, no dia 25 de maio.

O certame cearense não tem atraído apenas pilotos do Ceará. A dupla de paraibanos Sérgio Crispim Filho e Elder Júnior são os atuais líderes das categorias Graduados A e F4, respectivamente. Além deles dois, estão inscritos dois competidores do Rio Grande do Norte.

Com a realização da primeira rodada dupla, em abril, os líderes do Cearense são Sérgio Crispim Filho, na Graduados A; Marcos Henrique, na Graduados B; Elder Junior, na F4 e Rick Barbosa, na F4 Light.

No sábado, a programação na pista do kartódromo cearense, que tem recebido novas benfeitorias, começa às 9h30min com a realização dos treinos livres. As provas são realizadas à tarde.  A entrada é franca.

Confira os três primeiros classificados após as duas primeiras etapas:
Graduados A
1 Sérgio Crispim - 22 pontos
2 Igor Borges - 17
3 Paulo Holanda – 15

Graduados B
1 Marcos Henrique - 20 pontos
2 Vinícius Nogueira - 11
3 Marcos Borges – 8

F4
1 Elder Júnior - 22 pontos
2 Daniel Barbosa - 18
3 Daniel Paixão – 15

F4 Light
1 Rick Barbosa – 19 pontos
2 José Adriano – 15
3 Rafael Gurgel – 14 

  • Não há comentários cadastrados até o momento!