publicidade
17/03/2005 14:41

Paulista nunca teve tantas corridas em Aldeia da Serra

Autor: Rafael Durante


A segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart, que será disputada neste sábado (19), no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, marca a abertura de uma série de sete provas (não consecutivas) que serão realizadas no moderno circuito localizado a 30km da capital paulista. Nunca o campeonato estadual teve tantas corridas disputadas na pista de Aldeia desde que ela passou a integrar o calendário da competição, no início da década, apesar dessa ser a pista mais utilizada nas disputas do Campeonato Paulista Light.

Essa mudança é vista com bons olhos pelos praticantes da modalidade, já que a variação de circuitos contribuiu para o aprendizado dos pilotos. “Seria ideal se pudéssemos fazer um campeonato paulista em que cada prova fosse realizada em um importante kartódromo do Estado, seja na Capital ou no Interior. Cada pista tem uma característica diferente e saber lidar com a mudança de traçado é importante para os pilotos”, acredita Gabriel Tojal (Agecom Produtos de Petróleo), atual bicampeão estadual.

 

Neste ano, o Campeonato Estadual passou a ter 14 corridas, contra 11 realizadas no ano passado, uma mudança que contribuiu para o aumento da participação de Aldeia da Serra na competição. Para Tojal, que no ano passado chegou a ficar 12 meses invicto nas provas realizadas em Interlagos, a maior presença em Aldeia é vista como um passo natural na profissionalização do kartismo. “Essa pista tem melhor infra-estrutura que a de Interlagos e é melhor para receber patrocinadores. O traçado é menos seletivo, mas, quando se pensa em um evento do porte do Campeonato Paulista, há outros pontos que devem ser considerados no momento da escolha dos circuitos”, opina o piloto.

Tojal acredita que o aumento no número de corridas em Aldeia da Serra possa ser decisivo na definição do campeão da temporada, mas não pelo fato das equipes terem pouco conhecimento da pista, mas sim por ela exigir maior potência de motor. “Conhecemos esse circuito quase tão bem quanto Interlagos, porque ele já sediou o Campeonato Brasileiro e é o principal palco das provas do Paulista Light. Todo mundo que tem um pouco de experiência anda bem nesse traçado. O problema é que ele é de alta velocidade e tem longos trechos de aceleração plena. O motor faz muita diferença por aqui e, portanto, tem ainda mais importância para quem pretende ser campeão”, completou o piloto da categoria Graduados B.

Cerca de 80 pilotos são esperados para a disputa da segunda etapa do Campeonato Paulista. O número de participantes, embora inferior ao de anos anteriores, não deve comprometer a qualidade do espetáculo em Aldeia da Serra. “Quem for ao circuito certamente verá belas provas, principalmente na Graduados B, que terá um dos maiores grids. Essa tem tudo para ser uma etapa de arrepiar”, finalizou o campeão.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!