publicidade
11/03/2021 16:00

Lorenzo de Castro segue os passos da família e parte em busca de títulos no kartismo


Foto: Divulgação

Lorenzo de Castro


O piloto de Campinas Lorenzo de Castro, de apenas 8 anos, dá continuidade à saga da família no automobilismo e demonstra a mesma paixão e talento para praticar o esporte. Seu avô materno, Luís Alberto Ribeiro de Castro, o “Castrinho”, falecido em 2012, foi um dos grandes nomes da modalidade tanto no Rio Grande do Sul quanto no país. Os tios, Christian e Matheus Castro, também são pilotos e colecionam títulos em diversas categorias do kart e do automobilismo.

Nascido em Campinas, Lorenzo iniciou sua trajetória no kart em 2019, na categoria Mirim, treinando ao menos uma vez por semana e participando de um campeonato regional amador no Kartódromo San Marino, em Paulínia. Sua dedicação aos treinos resultou no vice-campeonato da categoria na Copa F-Racers 2020, o que o motivou a buscar novas conquistas na temporada 2021.

Entre seus objetivos no kart para este ano, um deles é ser o campeão da Cadete no campeonato de Paulínia, categoria na qual estreou subindo ao pódio no final de fevereiro, terminando as provas da primeira etapa como o segundo colocado.

Outra meta de Lorenzo é ter um bom desempenho nas provas das quais participará na Copa São Paulo Light, que acontece no Kartódromo de Interlagos. E, como último desafio do ano, Lorenzo participará do Campeonato Brasileiro, em dezembro, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

O jovem piloto de Campinas fala sobre a paixão que sente pelo automobilismo. “Pilotar me deixa feliz, eu não consigo imaginar minha vida sem pilotar, porque eu gosto de andar de kart”, contou.

Lorenzo de Castro, que já pilotou na “casa” do avô e dos tios, em Tarumã (RS), também costuma treinar em outras pistas para conhecer novos traçados, como em Interlagos, Itu e Valinhos.

O avô “Castrinho” foi quatro vezes campeão das 12 Horas de Tarumã – uma das provas de longa duração mais tradicionais do País, disputada em dezembro, para marcar o encerramento da temporada do automobilismo gaúcho. Luís Alberto de Castro iniciou sua carreira em 1972, correndo com um Fusca, e também competiu pela Fórmula Ford – na qual foi vice-campeão brasileiro por duas vezes.

Em sua base de treinamento, no Kartódromo de Paulínia, Lorenzo de Castro conta com o auxílio do preparador de karts e mecânico Heber Rodrigues Alves, da HRA Petrukio Racing, e do piloto de F400 Maurício Guzzo, como coach.

Segundo Guzzo, apesar do jovem atleta ainda estar prestes a dar início às suas primeiras participações em competições oficiais, Lorenzo tem evoluído muito na competição regional da qual participa e nos treinos e está ficando mais rápido e mais constante.

Guzzo ressalta ter percebido o talento de Lorenzo desde a primeira vez que o acompanhou em pista, em Paulínia. “Já vi que ele tinha um dom, pois ele tem a história da família no automobilismo. A gente vê que ele gosta de pilotar, é nato o desejo dele de estar na pista. Acho que ele tem chances de começar a subir ao pódio em breve, em competições oficiais”, garante.

O preparador e mecânico Heber Rodrigues Alves compartilha de opinião parecida com a do coach do piloto. “O Lorenzo é extremamente rápido, tem vontade de estar na pista, curte cada momento, se dedica aos treinos e, com certeza, vai trilhar um bom caminho no kartismo”, ressalta.

O próximo desafio do jovem piloto campineiro é a participação na segunda etapa da Copa F-Racers, em Paulínia. 

Fonte: Práxis Mídia

  • Não há comentários cadastrados até o momento!