publicidade
07/04/2021 16:53

Categoria Mini 2T está próxima de sua estreia no Speed Park e desperta interesse de jovens kartistas e da CBA


Foto: Speed Park

Uma nova categoria está prestes a ser lançada no kartismo nacional. Criada pela equipe de competições do Kartódromo Speed Park, a MINI 2T é destinada aos jovens kartistas em início de carreira, com idades entre 8 e 12 anos, portadores de Cédulas Desportivas PMK (Mirim) e PCK (Cadete).

A iniciativa visa, em primeiro lugar, promover um aprendizado mais rápido e adequado aos pilotos que pretendem seguir carreira na modalidade de motores 2 tempos – daí o nome MINI 2T – uma vez que a categoria Júnior Menor, que é a sequência da carreira desses pilotos, utiliza motores semelhantes, de 2 tempos com uma potência maior.

“Atualmente as categorias Mirim e Cadete utilizam motorização de 4 tempos, o que é um bom começo para os pilotos, mas cria uma diferença muito grande para a Júnior Menor, pois os motores são muito diferentes e o aprendizado não é completo”, afirma Ricardo Fávaro, Diretor de Competições do Speed Park.

A nova categoria é também bastante econômica, já que a refrigeração do motor é a ar, dispensando a compra de radiador, bomba d’água e mangueiras. Além disso, os chassis são os mesmos usados nas categorias Mirim e Cadete, de qualquer marca, sendo necessária apenas a adição de freios hidráulicos, por medida de segurança.

Outra característica importante da categoria é o alinhamento com o que é praticado no mundo, em especial nos Estados Unidos e Europa, onde só motores de 2 tempos são utilizados. Para isso, o Speed Park, em conjunto com a fabricante nacional de motores KTT, testou exaustivamente o produto em busca de uma conformidade em relação à categoria 60 MINI, que prevalece no Velho Continente.

“Nosso produto ficou muito semelhante à 60 MINI, que é disputada nos principais campeonatos do mundo, como o WSK. É uma excelente oportunidade para os pilotos se equipararem aos europeus, especialmente os que pretendem correr na Europa nos próximos anos”, disse Ricardo Gracia, Diretor Acionista do Speed Park.

A categoria MINI 2T estreará no Brasil no Circuito Paulista de Kart, competição que será realizada entre os meses de maio e setembro no Speed Park. O campeonato tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Esportes, que através do programa de fomento esportivo, permitirá que não sejam cobradas taxas de inscrição dos pilotos.

No espectro das competições nacionais, os criadores da MINI 2T já apresentaram a categoria para a CBA, e propuseram a inclusão na programação do Campeonato Brasileiro deste ano. A entidade estuda a viabilidade, enquanto acompanha o desenvolvimento da nova categoria.

Fonte: Speed Park

  • Não há comentários cadastrados até o momento!