publicidade
26/10/2019 13:16

20º Rotax Max Finals termina com festa para seis campeões. Quatro brasileiros disputaram a Final em suas categorias.

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer - direto do Circuito Internazionale Napoli, na Itália


Foto: Erno Drehmer

Com a participação de quatro brasileiros na corrida decisiva, a Final, a 20ª edição do Rotax Max Finals foi encerrada neste sábado (26) no Circuito Internazionale Napoli, na Itália, onde o Portal Kart Motor esteve presente desde a última segunda-feira, quando a pista foi aberta para os primeiros treinos oficiais.

Inicialmente a delegação brasileira contava com 10 pilotos, mas Lucas Mendes (Junior), João Cunha e Paulo Coelho (Senior), Diego Lozov (DD2 Masters) e Rafael Reis e Ruan Belizario (DD2) não alcançaram resultados suficientes para chegar à Final.

Neste sábado, Enzo Nienkotter (Micro), Luigi Di Lazzaro (Mini) e Fernando Guzzi e Leonardo Nienkotter (DD2 Masters) participaram da Final, prova que reuniu 36 pilotos em cada categoria. Para chegar à Final na DD2 Masters, Guzzi e Nienkotter superaram outros 36 competidores.

Enzo Nienkotter foi o primeiro a competir no sábado decisivo aqui na Itália. Largando em quinto, o catarinense acabou perdendo muitas posições ainda na primeira curva, quando, ao desviar de um concorrente à sua frente, foi “escorado” por um piloto, passando em 30º em frente a torre de cronometragem na primeira volta. Depois, muito rápido, começou a recuperar as posições perdidas, mas acabou abandonando após um enrosco no fim da grande reta. O mais jovem piloto da delegação brasileira fez um lindo campeonato e certamente merecia no mínimo um pódio para premiar sua bela atuação nas classificatórias e na Pré-final.

Luigi Di Lazzaro, que “achou” a competitividade necessária apenas nos dois últimos dias, fez uma bela final. Largando em 23º, o mineiro esteve sempre muito rápido e recebeu a bandeirada em 16º, resultado aquém de suas possibilidades. Assim como praticamente todos os brasileiros, Di Lazzaro acabou prejudicado por uma má tomada de tempos e, especialmente em seu caso, pelo mau rendimento do equipamento nas classificatórias.

A última Final com participação brasileira foi na categoria DD2 Masters. Leonardo Nienkotter, que largava em 16º, teve um início contundente e logo ganhou várias posições. O catarinense, pai de Enzo, acabaria travando um bom duelo pelo 10º lugar, mas não conseguiu avançar, finalizando em 11º.

Fernando Guzzi largou em 31º e foi um dos pilotos que mais ultrapassagens fez ao longo da prova decisiva. Assim, depois de superar 12 competidores, o paulista – que este ano fez sua 8ª participação no Rotax Max Finals – recebeu a bandeirada em 20º.

Os campeões foram os neozelandeses Jay Urwin (Micro) e Clay Osborne (Junior), o francês Jolan Raccamier (Mini), o finlandês Axel Saarniala (Senior), o austríaco Roberto Pesevski (DD2 Masters) e o checo Petr Bezel (DD2).

Na Senior, uma curiosidade: os dois primeiros colocados receberam a bandeirada separados por apenas 3 milésimos, com vantagem para o inglês Guy Cunnington. Porém, após análises das imagens, os Comissários Desportivos constataram que houve um empate entre o inglês e o finlandês Saarniala. E, pelo regulamento CIK, Saarniala foi declarado campeão por ter feito a melhor volta entre os dois competidores.

Acesse e confira a Galeria de Fotos exclusiva do Kart Motor, clicada por Denise Drehmer e Erno Drehmer.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!