publicidade
13/04/2017 09:25

Copa Rotax é fundamental para a disputa das vagas para as Olimpíadas do Kart

Autor: WNGMKT.



Depois de seu último compromisso no final de semana passado, os pilotos e equipes que disputam o Rotax Max Challenge Brasil voltam suas atenções para a Copa Rotax. Disputada em três etapas, a competição é fundamental para a disputa de vagas do desejado Rotax Max Challenge Grand Finals, que será realizado em Portugal, de 4 a 11 de novembro.

O sonho de qualquer esportista, em qualquer modalidade, é representar seu País nas Olimpíadas, correto? Pois bem. O kartismo mundial também tem suas Olimpíadas. Assim é conhecido o RMC Grand Finals, promovido pela BRP-Rotax, que reúne 360 pilotos vindos de mais de 60 Países. 'É a maior competição do kartismo mundial. Nenhum piloto pode participar sem ter ganho ao menos um campeonato nacional credenciado. Ou seja, todos os pilotos do grid são os atuais campeões nacionais ou de alguma outra competição de alto nível internacional. Essa atmosfera faz com que o Grand Finals seja reconhecido como as Olimpíadas do Kart', explica Wilton Santos Junior, da Mach5 Karting, responsável pela Rotax no Brasil e Paraguai. 'Além da disputa individual, há a disputa por delegações. Todos os pilotos ficam juntos, com macacões personalizados com as cores de cada País', completou.

No Brasil, em pouco mais de cinco temporadas, a Rotax ganhou proporções gigantescas, sendo responsável por mais da metade dos inscritos da melhor e principal competição regional do País, a Copa São Paulo Granja Viana. Além disso, a Rotax promoveu em 2015, na cidade de Florianópolis, um dos maiores Campeonatos Sul-Americanos da história, que contou com dezenas de pilotos estrangeiros. Atualmente, existem duas oportunidades para pilotos se classificarem para o Grand Finals localmente: na Copa Rotax e no Festival Brasileiro Rotax.

Em 2017, serão dez vagas, distribuídas entre as sete categorias da Rotax. A Copa Rotax é fundamental para as disputas das vagas, já que sete das dez vagas são conquistadas pela somatória de pontos entre a Copa Rotax (três etapas) e o Festival Brasileiro (disputado em etapa única), ou destinadas ao campeão da Copa Rotax.

A Copa Rotax terá sua primeira etapa realizada no próximo dia 6 de maio, com a segunda etapa realizada no dia 3 de junho e a terceira no dia 19 de agosto, todas elas no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). As vagas que dependem da Copa Rotax serão distribuídas da seguinte forma:

- Categoria DD2 Masters: 1 vaga para o campeão da Copa Rotax e 1 vaga para o primeiro colocado da somatória entre a Copa Rotax e Festival Brasileiro Rotax.

- Categorias Micro Max, Mini Max, Junior Max, Max, Max Masters e DD2: 1 vaga para cada primeiro colocado da somatória entre a Copa Rotax e Festival Brasileiro Rotax.
(*Vale lembrar que há mais duas vagas exclusivas para o campeão do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax das categorias DD2 e DD2 Masters.)

'A Copa Rotax é fundamental para quem quer se classificar para o Festival Brasileiro. Temos uma vaga direta e outras sete que tem os três resultados das três etapas somados ao Campeonato Brasileiro. Por esse motivo, a procura de pilotos tem aumentado bastante nessa época, pois nenhum deles quer perder a oportunidade de já pontuar desde a primeira etapa', explicou Wilton.

A Rotax promete anunciar também uma grande novidade em relação ao Festival Brasileiro Rotax. As novas informações devem ser divulgadas em breve. 'Será uma ótima notícia para o kartismo brasileiro', disse Wilton.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!