publicidade
15/12/2020 13:39

Roderjan, Napoli e Fábio Costa são os campeões do Super Karts! Sul e Sudeste 2020

Autor: SKS


Foto: Mariana Coelho

Depois de um longo ano, o Super Karts! Sul e Sudeste coroou seus campeões no Beto Carrero no último sábado (12). Ronaldo Roderjan é o campeão da categoria Ultimate tendo Fernando Osternack como vice-campeão, André Napoli levou o título na Expert com Oracildo Olmedo coroado como vice-campeão, Fábio Costa levou o caneco na Light, com Guilherme Bastos conquistando o vice nos momentos finais. A etapa foi dedicada em memória ao Dr. George Karam, médico e presidente do Kart Clube de Guarapuava, que faleceu vitimado pelo Covid-19.

ULTIMATE – Ronaldo Roderjan veio com espírito pronto para a batalha desde os primeiros momentos no kartódromo, ao notar que só o fato de estar ali já era motivo suficiente para comemorar vitória. Roberto Margeon, até então líder do campeonato, não pode comparecer à corrida por estar em processo de recuperação de uma pneumonia. Assim sendo, Roderjan tinha como adversários diretos e presentes Fernando Osternack, Guilherme Sell e Caio Pankratz.

O domínio do kart nº 20 começou nos treinos livres, sendo o kart mais rápido da sessão, apenas 0.038 a frente de Sell. Na tomada de tempo, as primeiras ameaças à Roderjan se revelaram. O riomafrense Vitor Belém apareceu voando e faturou a pole position, sendo o único kart que ficou abaixo dos 57 segundos de volta. Osternack fechou a primeira fila, com Turmina na 3ª, Sell na 4ª, o próprio Roderjan na 5ª acompanhado por outro brilhante piloto do dia, Nilton Rossoni, na 6ª.

Na primeira classificatória, Belém e Roderjan se distanciaram de uma tripa de karts que proporcionou as melhores batalhas da corrida. Nilton Rossoni logo na largada engoliu dois karts e pulou para 3º e começou uma bela briga com Luiz Turmina. Na companhia de ambos veio Caio Pankratz, Fernando Osternack, Cyro Bittencourt e Amarildo Nogueira. Ao fim, Vitor construiu uma bela diferença e cruzou em primeiro, levando o ponto por melhor volta inclusive, com Roderjan em segundo e Rossoni em terceiro.

Com a inversão de motores, a briga na ponta ganhou mais coadjuvantes na segunda classificatória. Roderjan pulou a frente de Belém e deu início a uma briga que geraria expectativa em todos os presentes, entretanto, Belém foi traído por um furo no pneu e abandonou a prova na terceira volta. Roderjan fez como Belém na primeira, se distanciou e deixou a briga pela segunda e terceira colocação nas mãos de nada menos do que oito pilotos. Turmina, Cyro, Rossoni, Pankratz, Osternack, Amarildo e Rafael Mueller trocaram mais de 20 vezes suas posições na disputa dentro da tripa. Ao fim, Roderjan cruzou em primeiro faturando também o ponto pela melhor volta, com o contender ao título Osternack em segundo, Pankratz em terceiro.

Na Final, as chances estavam todas em aberto. Porém, iluminado e focado o dia inteiro, Roderjan pulou a frente e nunca mais largou a ponta. Rossoni se consolidou na segunda colocação, e esboçou uma aproximação do líder, mas teve que cuidar de assuntos mais importantes que estavam colados nele durante a corrida toda. Vitor Belém, Luiz Turmina, Fernando Osternack e Rafael Mueller formaram um bloco de caça à 2ª colocação de Rossoni. A briga foi linda até o fim, tendo Roderjan cruzando em primeiro, Turmina em 2º, Belém em 3º Rossoni em 4º e Rafael Mueller em 5º. Posteriormente, Belém e Turmina sofreram punições técnicas e desportivas, respectivamente, alterando o resultado da etapa como um todo.

No pódio, portanto, subiu o campeão Roderjan, Rossoni herdou emocionado e feliz a 2ª colocação e subiu ela primeira vez no pódio depois de longos 20 anos afastado do kartismo, com Turmina na terceira, o estreante e consistente Rafael Mueller na quarta e Cyro Bittencourt fechando o pódio, depois de bater na trave nas duas últimas corridas. Ao fim, pela soma dos pontos dobrados da etapa, Roderjan foi declarado Campeão da SKS Ultimate 2020 com 91 pontos, 38 pontos a frente de Fernando Osternack, que garantiu o vice-campeonato com a 7ª posição na corrida.

EXPERT

Napoli, Tido Olmedo e Antônio Mandalozzo chegaram concentrados em duas missões contraditórias: Resolverem seus campeonatos enquanto lidam com um tráfego na categoria Ultimate, tendo em vista que dividiram grid na parte da manhã. Em meio a referências e turbulências, Maurício Calassa chegou liderou o treino livre da Expert pela manhã.

Na tomada de tempo, Napoli faturou a pole position por menos de 0.170 de diferença para Calassa. Mandalozzo abriu a segunda fila com o paulista e brilhante Plínio Frota, tendo Ivan Bilk e Mauro Mondin fechando a terceira fila.

Na primeira classificatória, o trio desafiante ao título se separou na pista, por conta do tráfego e disputas intensas na Ultimate. Napoli mergulhou de cabeça na disputa entre os ponteiros, trocando posição incessantemente na busca por distanciamento do outros da sua categoria. Plínio, Bilk e Oracildo, Calassa e Mandalozzo também brigaram lá na parte de trás do grid. Bilk e Plínio se envolveram em um acidente com Guilherme Sell na 5ª volta, deixando o caminho livre para Oracildo, Mandalozzo e Mondin. E assim terminou a primeira classificatória, com Napoli na primeira, Calassa na segunda – levando também o ponto pela melhor volta – Oracildo na terceira, Mandalozzo na quarta e Mondin fechando com a quinta.

Na inversão de motores, a coisa ficou mais embaralhada ainda para a segunda classificatória. Napoli novamente mergulhou no imbróglio da Ultimate e levou consigo Mandalozzo, que trocaram incessantemente de posições durante a corrida. Napoli venceu a corrida, mas tomou uma punição desportiva que o fez entregar a vitória da bateria para Mandalozzo, que não foi de todo prejuízo, afinal Napoli levou consigo o ponto pela melhor volta da bateria. Ivan Bilk, numa espetacular corrida de recuperação cruzou em terceiro, trazendo Mondin em quarto e Oracildo em quinto.

Na corrida Final, as chances estavam abertas a todas as probabilidades. Napoli tentou se distanciar de Mandalozzo a todo custo, e foi escalando grid na referência de Turmina, Cyro e Caio da Ultimate, Mandalozzo ficou preso em uma disputa contra Plínio, Bilk, Clodoaldo Gato e Andrio Stelmach, esse último da Ultimate. Napoli cruzou na frente, com um brilhante Ivan Bilk na 2ª colocação, Mandalozzo na terceira, Calassa na quarta e Mondin na quinta posição.

Na somatória do pontos dobrados da final, Napoli se consolidou como Campeão da SKS Expert 2020 com três vitórias nas 4 corridas do campeonato, com 108 pontos. Com a 6ª colocação na corrida, Oracildo Olmedo garantiu o vice-campeonato da Expert por apenas dois pontos de diferença para Mandalozzo, em uma das brigas que mais chamou a atenção durante o ano inteiro.

LIGHT

Na Light, já na parte da tarde, os pilotos entraram naquela que seria a disputa de pontos mais apertada, pelo fato da categoria ter começado mais tarde no ano. Guilherme Bastos começou o dia dominante, colocando pressão nos concorrentes ao ser 0.500 mais rápido nos treinos livres.

Na tomada de tempo, Fábio Costa começou a mostrar suas garras. Destemido, o dono do kart 33 levou a pole e o ponto extra pela mesma por apenas 0.111 de diferença para Everton Lermen, favorito e até então líder do campeonato. Guilherme Bastos colado logo atrás abriu a 2ª fila acompanhando por um impressionantemente rápido Eduardo Possebom. Julio Bauer e Demis Chavall abriram a terceira fila.

Na primeira classificatória, Fábio Costa e Guilherme Bastos pularam a frente e protagonizaram uma das mais bonitas disputas entre os ponteiros durante todo o dia. Julio Bauer conseguiu se distanciar também do pelotão e tentou até a última volta a aproximação dos ponteiros. Mais atrás, Flávio Zonta fez uma corrida espetacular, engoliu 5 adversários logo na largada, e proporcionou outra briga linda contra Marcos Mega, Murilo Cechin e Nilson Tenczna. Ao fim, Fábio Costa cruzou na frente de Bastos, com Bauer na terceira, Mega na quarta e Zonta na quinta colocação.

Com a inversão de motores, a segunda classificatória teve mais um tempero. O até então líder do campeonato Everton Lermen escalou o grid até a ponteira. Guilherme Bastos e Fábio Costa continuaram em sua briga partícula, só que dessa vez acompanhados por Marcos Mega e Murilo Cechin. Ao fim, mesmo tendo cruzado em primeiro, Everton foi desclassificado por falta de peso, fazendo a vitória cair no colo de Guilherme Bastos, seguido por Fábio costa, com Marcos Mega em 3º, Cechin em 4º e um impressionante Luiz Pimentel em 5º, em uma grande evolução depois de passar meses se recuperando de uma lesão nas costelas.

Na Final, a batalha épica entre Bastos e Costa prometia se repetir, pelo fato de ambos largarem na primeira fila. Entretanto, Bastos não contava com a presença de Marcos Mega e Murilo Cechin, que foram para cima no início da corrida. Os guerreiros foram ficando um a um pela corrida, Julio Bauer sofreu com a perda de uma roda logo na primeira volta e se retirou, Cechin se envolveu em um acidente com Chaval e também caiu. Marcos Mega liderou o pelotão em uma briga linda contra Pimentel e Zonta e Tenczna.

Ao fim, Fábio Costa passeou e ganhou de ponta a ponta, com Bastos em segundo, Pimentel em terceiro, Mega em quarto e Zonta em quinto, levando seu primeiro troféu logo em sua segunda corrida na carreira. No somatório de pontos dobrados da final, Fábio Costa conseguiu ultrapassar Lermen e sagrou-se Campeão da SKS Light 2020 com 79 pontos. Guilherme Bastos, com a 2ª colocação na corrida, foi a 61 pontos e garantiu um vice-campeonato, em seu ano de estreia no kartismo. 

  • Não há comentários cadastrados até o momento!