publicidade
24/09/2018 15:51

Rodada dupla do Campeonato Capixaba foi repleta de adrenalina e ultrapassagens no Kartódromo da Serra

Autor: Divulgação


Foto: Pedro Gomes

Realizadas no último sábado (22), a 9ª e 10ª etapa do Campeonato Capixaba fizeram da pista do Kartódromo Internacional da Serra um palco de ultrapassagens arrojadas e de manobras acirradas por parte dos pilotos.

O tempo estava nublado na Serra, cidade da Grande Vitória (ES), com a temperatura mais baixa. As tomadas de tempo foram iniciadas pontualmente às 11 horas, agora com sol aberto e pista quente, modificando a característica do circuito. Na semana anterior às etapas, os pilotos estavam cerca de cinco décimos mais rápidos por volta em relação à tomada de tempo no dia da corrida.

As provas começaram com a categoria PKI, para Pilotos de Kart Indoor, entrando na pista. Os atletas da categoria deram um show de pilotagem, com ultrapassagens limpas e praticamente sem punições. Bianco Santos saiu vencedor nas duas etapas e está muito perto do título de campeão estadual.

Enquanto a PKI deu um exemplo de pilotagem na pista, a F4 Cup exigiu muita atenção dos Comissários e da direção de prova. Durante as corridas, o pelotão da frente travava uma disputa limpa. Por sua vez, os karts do pelotão intermediário andavam colados, com diferença de um décimo, propiciando ultrapassagens arrojadas, mas também batidas e toques indevidos.

Na tomada de tempo Caio Miguel (GTM Racing Mercedes-Benz) cravou a pole, surpreendendo até ele próprio, já que não fizera bons treinos. A segunda colocação no grid ficou com Pedro Bica (GS Motorsport).

Na primeira corrida, mesmo com um kart mais lento, Caio Miguel manteve-se na ponta e coube a Marcio Pereira segurar o pelotão formado por Fabrício Gogolin (Felipinho Racing), Pedro Bica e Tiago Palazzo (Fernandes Competições). Mesmo com possibilidade de ultrapassar o seu companheiro de equipe, Márcio Eduardo segurou a pressão dos demais competidores até a penúltima volta, quando foi ultrapassado. Mas aí já era tarde, pois Caio Miguel abriu o suficiente para vencer a primeira corrida, válida pela 9ª etapa.

Na segunda corrida, largando na frente, Caio Miguel abriu vantagem logo no início da prova, seguido pelo companheiro de equipe Márcio Eduardo. O vice-líder do campeonato, Fabrício Fogolin, mesmo rápido, não alcançou o ponteiro, garantindo a segunda colocação geral no evento. “Tive um bom final de semana ficando em segundo lugar no geral, mas Caio Miguel foi mais feliz e conseguiu ganhar e se aproximou ainda mais do título. Não vou desistir e irei para a última corrida para tentar ganhar o campeonato”, disse Fogolin.

“Vou manter a concentração nas duas últimas etapas para não deixar escapar o título capixaba, mas pretendo também ajudar os companheiros de equipe a buscar um bom resultado”, disse Caio Cunha Miguel, que sonha representar o Espírito Santo no automobilismo brasileiro.

Destaque na F4 Cup para o piloto novato Rafael Moullier (Moullier Competições), que em seu ano de estreia andou junto com os ponteiros e garantiu o pódio, em 5º lugar, entre 20 pilotos. Rafael, muito emocionado, recebeu o troféu do seu pai, Oswaldo, que também atua como preparador do kart do filho.

A categoria Sprinter, a mais veloz do kartismo capixaba, tirou o fôlego do locutor Anílson. A pole foi do líder do campeonato, o espanhol Miguel Nieto (Fernandes Competições), seguido pelo multi campeão Ariel Varella (GS MotorSport) na 2ª posição.

O vice-líder do campeonato, Lucas Behague (Fernandes Competições), não conseguiu encaixar uma boa volta na tomada de tempo, largando na 4ª posição. Mas isso não abalou o jovem piloto de 16 anos. Após fazer uma largada espetacular, Lucas saiu da 4ª posição para primeiro já na primeira curva, seguido pelo seu companheiro de equipe e líder do campeonato, o espanhol Miguel Nieto. Enquanto a briga entre o terceiro a quinto lugares era constante, os dois pilotos da equipe Fernandes Competições abriam uma certa vantagem.

Assim, Lucas Behague levou seu kart até a bandeira quadriculada, seguido por Miguel Nieto na segunda posição e Henrique Bertollo (P1 Racing) na terceira.

Na segunda corrida do dia, a 10ª etapa, a vitória veio para equipe P1 com o piloto Henrique Bertollo, que largou na terceira posição, com Miguel Nieto na segunda e Lucas Behague em primeiro.

Sandro Cibien (Felipinho Racing), na quarta colocação, fez muita pressão sobre o terceiro colocado Lucas Behague. A briga ficou emocionante. Cibien tentou ultrapassar Behague no final da reta, já no fim da corrida. Contudo, seu kart espalhou e ele não conseguiu conquistar a a posição.

A 11ª e 12ª etapas acontecerão também no Kartódromo da Serra, no dia 10 de novembro. A entrada no evento é gratuita.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!