publicidade
17/09/2020 07:34

Roberto Faria sai da Fórmula 4 e migra para a Fórmula 3 Britânica antes do planejado

Autor: Danielle Lima


Foto: Jakob Ebrey

Roberto Faria


Depois de competir em quatro das nove etapas previstas para a temporada da Fórmula 4 Britânica, Roberto Faria (Go Cup), o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral, migra para a Fórmula 3 Britânica e já competirá na categoria no próximo fim de semana, dias 19 e 20, em Donington Park.

O planejamento de carreira era ir para a F3 apenas em 2021, depois de dois anos completos na Fórmula 4. No primeiro ano de F4, Roberto ficou em 3º lugar entre os ‘rookies’ com 21 pódios em 30 corridas. Neste ano, mais experiente, o jovem piloto de apenas 16 anos conquistou dois pódios inéditos (3º em Donington e 2º em Brands Hatch) e lutava para ficar entre os três melhores da competição.

Porém, divergências com a organização da F4 precipitou essa migração. A empresa responsável pela categoria não permitiu a presença nas competições de nenhum staff do piloto brasileiro que não residisse na Inglaterra sem o cumprimento da quarentena de 14 dias, ainda que o exame PCR desse negativo.

É importante ressaltar que esta possibilidade – a dispensa de cumprimento da quarentena de 14 dias mediante resultado negativo do teste de PCR – é prevista pelo governo inglês para atletas de alto rendimento e seus respectivos staffs.

Brigar por posição na tabela da Fórmula 3 não é uma meta para 2020 e a antecipação da participação de Roberto Faria (Go Cup) nesta categoria é encarada como um treino para que ele chegue mais bem preparado na próxima temporada.

'Treinei com um carro de F3 há poucos dias e me senti muito à vontade. Sei que teremos que correr literalmente com algumas coisas, mas eu estou acostumado a desafios e tudo o que eu preciso para correr bem é me sentir bem. E agora estou', conta o jovem piloto, que até então era o único representante brasileiro na F4 Britânica.

Se antes Roberto Faria teria mais cinco etapas pela frente, agora ele terá menos uma, mas numa categoria mais forte. O piloto segue representando a equipe Fortec nas etapas de Donington Park (19 e 20/09), Snetterton (3 e 4/10) Donington Park (24 e 25/10) e Silverstone (7 e 8/11).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!