publicidade
20/01/2021 08:02

Roberto Faria disputará a Fórmula 3 Asiática em preparação para a Fórmula 3 Britânica

Autor: Danielle Lima


Foto: Jakob Ebrey

Roberto Faria


Depois de encerrar um ano de muita evolução competindo na Fórmula e Fórmula 3 Britânica, Roberto Faria abre a temporada 2021 estreando no Campeonato Asiático de F3. O jovem piloto carioca de 17 anos competirá pela Motorscape em todas as cinco etapas, que vão de 29 de janeiro a 20 de fevereiro nos Emirados Árabes Unidos. Na sequência, Roberto retornará à Inglaterra para se preparar para a Fórmula 3 Britânica, onde segue sendo piloto da Fortec Motorsport.

“O ano passado foi um ano atípico para todo mundo e eu ainda mudei de categoria no meio do campeonato. A adaptação precisou ser rápida e isso foi fundamental para o meu desenvolvimento. Sou movido a desafios, foi assim em 2020 e é assim que estou encarando minha participação num campeonato de alto nível como é o asiático. Vou lá para aprender para chegar mais forte para uma temporada completa na F3 Britânica”, comenta Roberto Faria.

Um dos fatores que contribuiu para a confirmação de Roberto no campeonato asiático foi o atual lockdown na Inglaterra. Até então, as aulas na Buckswood School, em Hasting, onde cursa o equivalente ao Ensino Médio do Brasil, seriam retomadas presencialmente no dia 5 de janeiro. Já que as aulas estão sendo online, foi possível incluir essa competição na agenda de compromissos do piloto e estudante de apenas 17 anos.

O torneio asiático é o mais forte já disputado por Roberto Faria e essa é uma escolha coerente na breve carreira do piloto. Historicamente, Faria costuma ser um dos mais jovens - quando não o mais jovem - nas categorias em que compete. E em Dubai e Abu Dhabi não será diferente. Como o Campeonato Asiático é curto e não concorre com a agenda dos outros, como a própria F3 Britânica, alguns pilotos aproveitam para treinar e angariar pontos para a superlicença.

“Meu foco ainda não é pontuar para a superlicença. Se rolar, é claro que será bem-vindo. Meu objetivo na Ásia é ser desafiado, pegar um carro forte, estar ao lado de pilotos mais experientes. Já vi alguns nomes da F2 confirmados, por exemplo, e levar todo esse aprendizado para minha primeira temporada completa na F3 Britânica será muito bom”, afirma.

Roberto terminou a temporada 2020 da F3 Britânica em 14º lugar, totalizando 152 pontos e competindo apenas em quatro das sete etapas, sendo que na última conquistou um pódio inédito (2º) em Silverstone. Neste ano, a meta é ficar entre os três primeiros na classificação geral.

Confira o calendário do Campeonato Asiático:
1ª etapa: 29 e 30/01 | Dubai
2ª etapa: 04 e 05/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)
3ª etapa: 06 e 07/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)
4ª etapa: 12, 13 e 14/02 | Dubai
5ª etapa: 19 e 20/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!