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12/12/2019 17:23

Regulamento Nacional de Kart é lançado com diversas novidades para a próxima temporada

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Denise Drehmer

Como é tradicional – e necessário –, a cada final ou início de temporada, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulga o documento que rege o kartismo brasileiro, o famoso Regulamento Nacional de Kart.

O RNK da próxima temporada foi divulgado nesta semana e tem algumas novidades. E a primeira delas diz respeito às categorias, um total de 22, já que tivemos o acréscimo da OK Júnior e da Graduados B.

A Graduados B está voltando em nível nacional – no Campeonato Brasileiro e Copa Brasil, essencialmente – pensando nos pilotos que chegam da Júnior e da Novatos para a categoria máxima do nosso kartismo. Ainda sem a experiência necessária em seu primeiro ano na Graduados, uma classificação em separado evitaria que eles enfrentassem os mais experientes.

Mas, como tudo tem um contraponto, José Muggiati Neto venceu o Campeonato Brasileiro deste ano em seu primeiro ano na Graduados. Ainda assim, na próxima temporada a ideia da CBA é que Graduados “A” e “B” corram juntas no Brasileiro e na Copa Brasil, com classificação em separado. Mas, caso ambos os grids sejam substanciais, haverá a separação.

A OK Júnior, por sua vez, foi evidentemente criada em função da realização do Mundial CIK/FIA no Brasil na próxima temporada. Ela participará do Brasileiro utilizando motores próprios, assim como a própria OK. Mas, uma ressalva: a OK será dividida em duas, uma mantendo o regime de motores sorteados subsidiados e com pneus “free” e outra com motores próprios, respectivamente na 1ª e na 2ª fase do Brasileiro.

As categorias OK e OK Júnior seguirão de forma completa o que está estabelecido no regulamento CIK/FIA e dentro disso estão motores, chassis e pneus, o que evidentemente também oportuniza a vinda de equipes e pilotos estrangeiros para disputar a 2ª fase do Campeonato Brasileiro com motores próprios – o que, de certa forma, já tem algumas confirmações iniciais.

Isto tudo, porém, faz com que os pilotos da Júnior agora tenham três categorias (Júnior, Codasur Júnior e OK Júnior) para disputar um Brasileiro, por exemplo, o que acontece também com os pilotos Graduados, que agora somam quatro categorias (Graduados, Codasur, OK motor sorteado e OK motor próprio), um número excessivo de opções – e quase uma obrigação para os mais competitivos.

Sênior B e Sênior A – A Sênior B, que até 2019 exigia que um piloto tivesse pelo menos 30 anos de idade, agora permitirá a participação de competidores com idade mínima de 28 anos. A Sênior A, por sua vez, mantém os 30 anos, mas deverá receber um ajuste para 29.

Meu primeiro 125 – A promoção de um piloto Cadete para a Júnior Menor é sempre um tormento para o bolso do “paitrocinador”, já que a diferença de custos é brutal.

Desta forma, uma primeira medida veio da CBA, que não está no RNK, mas sim no Regimento de Custos, definiu que o preço da Cédula Desportiva da Júnior Menor para 2020 custará o mesmo preço da Mirim e da Cadete. E, segundo a conversa que tivemos nesta tarde com Pedro Sereno, presidente da CNK, as fábricas de motor e chassi estarão juntas neste projeto, oferecendo seus produtos a um preço diferenciado para a Júnior Menor.

Faça o download do Regulamento Nacional de Kart 2020.

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