publicidade
30/09/2021 08:07

Rafael Câmara fechou treinos da Fórmula 4 em terceiro em sua estreia no Autódromo de Monza


Foto: Arquivo do piloto

Rafael Câmara


Após assombrar os kartódromos europeus com um primeiro semestre dominante na categoria OK, o pernambucano Rafael Câmara continua chamando atenção na Europa, desta vez nos carros.

O representante da Oak Racing Team encerrou na tarde desta quarta-feira (29) uma jornada de dois dias de testes com a equipe italiana Cram nos ensaios coletivos da Fórmula 4 Italiana em Monza. Foram inúmeras experiências inéditas para o piloto de 16 anos de idade: a primeira vez no mítico palco do GP da Itália de Fórmula 1, a primeira vez em que precisou usar pneu de chuva, a primeira vez em que foi obrigado a se posicionar com habilidade na pista para aproveitar o máximo dos pneus novos e encaixar seu carro no vácuo de outro... E a primeira vez com mais de mil quilômetros percorridos em dois dias.

Rafael Câmara completou 91 voltas na terça-feira e mais 95 na quarta, totalizando 1.077,5 km em altíssima velocidade. Ele foi quarto colocado no primeiro dia e terceiro no segundo, deixando para trás competidores regulares da F4 Italiana e pilotos de equipes consagradas, como Prema e Van Amersfoort.

Em sua melhor passagem pelo traçado de 5.793 metros, o vice-campeão mundial de kart na OK Júnior em 2019 cravou 1:53.682, com média de 183.4 km/h. Considerando o acumulado dos tempos ao longo dos dois dias, foi a terceira melhor marca da F4 em Monza.

O desempenho do piloto ORT foi elogiado tanto pelos mecânicos e engenheiros da equipe Cram, quanto pela cobertura da mídia internacional especializada em categorias de base.

Esta foi a terceira semana consecutiva do piloto em ação com carros da Fórmula 4. Na semana passada, Câmara participou de teste com a equipe Prema em Adria e, na anterior, também com a Cram, acelerou em Mugello.

Depois de mais uma bem-sucedida etapa no programa de transição para os monopostos traçado por seu manager Dudu Massa, Rafa Câmara volta novamente o foco para os kartódromos. Vice-campeão europeu há dois meses, ele já tem treinos programados com a equipe Kart Republic visando o Campeonato Mundial.

“Foram três semanas muito proveitosas de testes. Comecei em Mugello, uma pista bem técnica e exigente, depois tive a experiência de acelerar o carro da Prema em Adria e agora pude sentir a velocidade em Monza pela primeira vez. Fiquei muito contente com o aprendizado, especialmente nos últimos dois dias, quando tive que me virar para achar o vácuo nas melhores voltas dos pneus novos”, disse Rafael Câmara.

“É um privilégio ter a oportunidade de fazer a transição para os monopostos de forma estruturada e tenho que agradecer à ORT pelo apoio de sempre e ao Dudu Massa pelo programa de testes que conseguiu colocar em prática. O sonho de ser campeão mundial de kart no Brasil foi adiado, mas como piloto profissional tenho que estar pronto para sempre dar meu melhor, independentemente de onde seja a corrida. Vamos buscar esse título na Espanha”, completou.

Veja o top 10 nos treinos da F4 em Monza:
1 Taylor Barnard (BWR Motorsports) – 1:53.489
2 Leonardo Fornaroli (Iron Lynx) – a 0.093
3 Rafael Câmara (CRAM) – a 0.193
4 Sebastian Montoya (Prema Powerteam) – a 0.276
5 Piotr Wisnicki (Jenzer Motorsport) – a 0.337
6 Kirill Smal (Prema Powerteam) – a 0.361
7 Lorenzo Patrese (AKM Motorsport) – a 0.538
8 Hamda Alqubaisi (Prema Powerteam) – a 0.540
9 Joshua Dufek (Mucke Motorsport) – a 0.618
10 Francesco Braschi (Jenzer Motorsport) – a 0.639

Fonte: Luís Ferrari

  • Não há comentários cadastrados até o momento!