publicidade
19/02/2021 08:17

João Pedro Maia mantém os treinos de kart como preparação para estreia na Fórmula 4 FIA Argentina


Foto: Bruno Gorski

João Pedro Maia


Apesar de ter treinado em categorias similares à Fórmula 4 em 2020, nas Fórmulas 3 e Delta, o piloto campineiro João Pedro Maia tem se dedicado mais intensamente aos treinos com o kart, desde o fim do ano passado – modalidade que considera como uma grande aliada na preparação para seu próximo desafio na Fórmula 4 FIA Argentina, a partir do mês de maio.

Segundo o jovem piloto, de 16 anos, os treinos com o kart no Kartódromo San Marino, em Paulínia, têm sido mais predominantes porque o ajudam muito fisicamente e em termos de agilidade. E não é à toa que a modalidade exerce verdadeiro fascínio à grande maioria dos pilotos no automobilismo, como diz o próprio Maia.

“Acho que tudo se resume a uma única palavra: rapidez. Por estarmos no kart desde pequenos, você bate roda com roda, troca de posição a todo momento, é tudo muito rápido. Basta imaginar uma guerra num espaço fechado e bem pequeno. Desse modo, ganhamos agilidade e uma experiência ímpar através desse esporte”, explica.

O preparador e mecânico que acompanha o piloto desde o kart, Roberto Souza Silveira, chefe da equipe RB Motor Sport, concorda com a avaliação de Maia em relação à importância do esporte para a preparação do piloto para a Fórmula e com o fato do kart exercer um fascínio em todos os pilotos no automobilismo.

“É que o kart é uma modalidade única, não tem igual. Pode reparar que os pilotos que já estão na Fórmula 1 ou na Indy, no auge do automobilismo, sempre voltam a pilotar um kart, pois não tem nada parecido. No kart, a velocidade, o reflexo, o pensamento do piloto chegam mais próximos de um carro da Fórmula 1. Exige concentração muito grande, agilidade e um esforço físico sobrenatural”, completa.

O desafio de João Pedro Maia na temporada 2021 da F4 FIA Argentina começa em maio. As vitórias e pódios somam pontos para a conquista da superlicença na F1.

Além da preparação em pista mais focada no kart, João Pedro Maia conta que vem treinando muito forte os exercícios de resistência, aeróbicos e de hipertrofia, para ganho de força.

“Meu treino envolve todos os grupos musculares, mas dou ênfase para antebraço, pescoço e ombros, sob a orientação do meu preparador físico, justamente porque são mais exigidos na pista”, conta o piloto.

Quanto à expectativa para o início da temporada na F4 FIA Argentina, tanto Maia quanto Silveira estão bastante confiantes. “Espero poder ganhar o campeonato e sempre andar na frente”, enfatizou o piloto de Campinas. “Nosso ritmo, tanto de preparo físico quanto psicológico, está bem forte. Vai ser uma temporada muito boa”, diz o preparador e mecânico Roberto Souza Silveira.

Maia é campeão Sul-Americano e Sul-Brasileiro de kart, títulos conquistados em 2018. Em 2019, foi campeão na Fórmula Vee tanto na classificação geral como no campeonato paulista e na Júnior (para pilotos de até 19 anos). O campineiro ainda fechou a vitoriosa temporada de 2019 conquistando o troféu Capacete de Ouro, maior premiação para atletas do automobilismo nacional.

Fonte: Práxis Mídia

  • Não há comentários cadastrados até o momento!