publicidade
17/07/2017 12:34

Gabriel Koenigkan é campeão brasileiro da Mirim 16 meses após estrear no kartismo

Autor: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Divulgação

Gabriel Koenigkan


Dezesseis meses após estrear no kartismo, campeão brasileiro. Este é um pequeno resumo da carreira do jovem Gabriel Koenigkan, de apenas 8 anos, que no último sábado (15) conquistou o título do mais importante evento do kartismo no país, o Campeonato Brasileiro. A competição teve, em sua primeira fase, a participação de mais de 250 pilotos no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

Piloto da categoria Mirim, a primeira na base do kartismo nacional, Gabriel Koenigkan ganhou seu primeiro kart em março de 2016, quando começou a treinar em Brasília (DF), onde reside. Quatro meses depois ele estreava no Campeonato Brasileiro, disputado na Paraíba, no Circuito Paladino. “Naquele momento buscávamos apenas oferecer ao Gabriel a experiência de poder disputar seu primeiro Brasileiro. E aprender o máximo possível”, conta Flávio Koenigkan, pai de Gabriel.

Depois disso, ainda em 2016, o jovem piloto disputou duas etapas da Copa São Paulo Granja Viana e também do Campeonato Goiano, além de treinar no Kartódromo do Guará, na “Grande Brasília”. Na atual temporada, já focando uma boa participação no Campeonato Brasileiro, Gabriel Koenigkan disputou as três primeiras etapas da Copa São Paulo Granja Viana, que compuseram o Torneio de Verão. Foi quando os resultados começaram a aparecer, já que o brasiliense foi o 2º colocado na Mirim e terceiro na Rotax Micro Max.

Em maio, no lendário Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, Gabriel Koenigkan conquistava seu primeiro título de campeão, exatamente no mais famoso estadual do país, o Campeonato Paulista. Para fechar sua preparação para o Campeonato Brasileiro, o piloto da equipe Prokart Racing passou a disputar a Copa São Paulo Light a partir da 3ª etapa e intensificou ainda mais os treinos no Guará, indo à pista nas manhãs e tardes de terça-feira a sábado, até mesmo nos horários de recreio de sua escola.

“O Gabriel estuda muito próximo ao kartódromo, então deixávamos tudo pronto para que ele pudesse aproveitar todo o tempo disponível”, relembra Flávio Koenigkan.

A chegada ao Kartódromo Beto Carrero para a disputa do Campeonato Brasileiro foi cercada de expectativas muito positivas. Auxiliado por uma psicóloga especializada em atletas, ele chegou à pista com a certeza de estar bem preparado física e mentalmente. O desafio seria grande, pois lá estavam mais de 20 pilotos de todo o Brasil, exatamente os melhores em sua categoria.

Tendo conhecido a pista e seu traçado apenas cerca de 20 dias antes, quando disputou a 2ª etapa da Copa SPR Light, Gabriel Koenigkan e a Prokart trataram de aproveitar muito bem os quatro treinos disponíveis para acerto do kart e aprimoramento da pilotagem. E o trabalho efetivamente deu muito certo, apesar de um susto inicial.

Em função de problemas técnicos, Gabriel Koenigkan foi desclassificado da tomada de tempos e teve que largar da 16ª posição na primeira bateria. Comprovando sua competitividade, o brasiliense se recuperou muito bem e terminou a prova em 5º. E daí em diante foram três vitórias nas três provas seguintes. A mais significativa delas foi, certamente a última, na Final, que lhe garantiu o título de campeão brasileiro.

“O título foi uma recompensa a todo o trabalho, iniciado há 16 meses, lá em marco de 2016, e também ao apoio do avô Luiz Dantas. O Gabriel era o piloto que menos conhecia a pista dentre os quatro que se destacaram na luta pelo título, já que os outros três são da região, e ele se saiu muito bem. A disputas foram acirradas, limpas e qualquer um dos quatro tinha condições de ser campeão. Parabenizamos a todos e agora vamos focar na sequência da temporada, onde o objetivo será o título de campeão da Copa São Paulo Light”, finaliza Flávio Koenigkan.

Nesta semana o Campeonato Brasileiro de Kart prossegue em Penha, com a realização de sua segunda fase, quando cerca de 300 competidores disputarão o título em outras nove categorias.

  • 17/07/2017 13:04 Hermes silva

    Sensacional!!! Gabriel!! É campeao!! Parabens!!