publicidade
27/12/2021 16:38

Dono de nove títulos nacionais, Jonathan Louis volta às pistas em 2022 após sete anos afastado do kartismo

Autor: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Arquivo do piloto

Jonathan Louis


Dono de nove títulos de caráter nacional, um dos grandes campeões do kartismo brasileiro voltará às pistas em 2022. Aos 27 anos - sete deles afastado das pistas -, o paranaense Jonathan Louis se prepara para uma temporada focada no Campeonato Brasileiro, na Copa Brasil e no Campeonato Sul-Brasileiro.

“Parei de competir em 2014, depois de vencer a Copa das Federações. Mas confesso que, naquele momento, não havia tido um planejamento prévio para isso”, conta Jonathan Louis (Flexo One), campeão brasileiro em 2009 e da Copa Brasil em 2007 e 2011 e quatro vezes vencedor do Campeonato Sul-Brasileiro. “Foram motivos profissionais, pois era necessário que eu me dedicasse à minha vida profissional, ao lado de meu pai em nossa empresa”, explicou o piloto, que voltará ao kartismo competindo na categoria Sênior B.

Os sete anos em que ficou afastado das pistas serviram para que Jonathan Louis se aprimorasse profissionalmente, mas o kartismo nunca o abandonou, especialmente pelas belas recordações e pelo aprendizado de vida que obteve ao longo de mais de 15 anos de carreira.

“O kartismo me ensinou muito e muitos dos ensinamentos que tive em cada ida a um kartódromo, em cada treino ou corrida, eu pude aplicar em minha vida profissional, ao lado de meu pai”, relembra Jonathan Louis, vencedor de uma 500 Milhas Granja Viana e uma Seletiva de Kart Petrobras. “Amadureci cedo, aprendi a ser competitivo e o objetivo agora é voltar a ser. Vamos trabalhar para conquistar mais vitórias e títulos”, aposta o curitibano, que retomará sua parceria vencedora com a fabricante de chassis Kart Mini e com o preparador de motores Renato Tibola, que esteve com ele desde o início de sua carreira, ano a ano. “Retomaremos de onde paramos em 2014, com parceiros e amigos que sempre acreditaram em nosso trabalho”, emendou o piloto, que em sua carreira conquistou o Capacete de Ouro em três oportunidades.

Jonathan Louis (Flexo One) voltou aos treinos em agosto, quando iniciou a preparação para sua volta às pistas. “Foi necessário um trabalho físico, para perder peso e voltar a ter resistência, mas senti a velocidade muito presente em mim. Agora é preciso retomar o ritmo e isso está vindo com o tempo”, disse Louis, que entre os anos de 2003 e 2014 sempre representou alguma das fabricantes de chassis presentes no kartismo brasileiro.

“Temos um trunfo interessante nesta volta ao kartismo, que é a nossa experiência. Conhecemos alguns ‘atalhos’ e acredito que isso nos ajudará, que será muito importante nessa nova caminhada”, afirma o piloto. “Estou muito feliz, é uma volta no momento certo, um momento em que sinto a falta do kartismo e a falta do esporte como um todo. É muito bom reencontrar as pessoas no kartódromo e saber que somos bem-vindos”, completou Jonathan Louis.

O planejamento de Jonathan Louis para a temporada 2022 prevê a participação em algumas etapas de campeonatos regionais ou estaduais, como a Copa São Paulo Light, mas o foco principal será a disputa dos campeonatos nacionais. “Usaremos o Light, por exemplo, como preparação para o Brasileiro, a Copa Brasil e o Sul-Brasileiro. Eu gostaria também de disputar as 500 Milhas e o Skusa novamente, mas estamos em fase de planejamento para esses eventos”, finalizou Jonathan Louis.

  • 27/01/2022 19:34 Pedro rocha

    incrível !!!