publicidade
31/08/2018 17:19

Com 10 meses de carreira, Samuel Cruz soma pódios importantes e busca título do Campeonato Paranaense

Autor: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Mario Ferreira

Samuel Cruz, em 1º no pódio, venceu o Open do Brasileiro em junho


Aos 12 anos, e pouco mais de 10 meses depois de começar a competir, o jovem Samuel Cruz (Cellshop | Kart Mini) vem se destacando nos kartódromos brasileiros. Com pódios em duas competições de caráter nacional e uma bela apresentação em um campeonato internacional na última semana, o piloto de Campo Mourão é apontado como uma das boas promessas em uma das principais categorias de base do kartismo nacional, a Júnior Menor.

Influenciado pela irmã Isabely, que compete há mais tempo, Samuel Cruz é praticamente um “novato” no kartismo e em junho foi campeão do Open do Brasileiro no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), evento preparatório para o Campeonato Brasileiro, a maior competição do esporte.

Em julho Cruz repetiu a bela performance e depois de largar em 19º na última e decisiva corrida, a Final, superou 15 concorrentes para terminar seu primeiro Campeonato Brasileiro em 4º em um grid composto por 25 pilotos. Antes disso, em março, no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina (PR), Samuel Cruz foi o 3º colocado no Campeonato Sul-Brasileiro.

Samuel Cruz estreou no kartismo em novembro do ano passado, também em Londrina, quando disputou o Campeonato Paranaense. Naquela ocasião, começando direto na Júnior Menor, ele foi o 5º colocado.

Mesmo sem ter passado pela primeira categoria de base, a Cadete, onde os jovens kartistas recebem os primeiros fundamentos em um kart com motor menos potente, Samuel Cruz (Cellshop | Kart Mini) passou com sucesso por todas estas competições e na última semana disputou o evento mais importante de sua ainda curta carreira. No Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), o representante de Campo Mourão disputou o Campeonato Sul-Americano, que em sua categoria, a Codasur Júnior, reuniu 26 pilotos de toda a América do Sul.

Utilizando um motor mais potente que o usual, de 175cc, e pneus de selo amarelo, mais aderentes, Samuel Cruz enfrentou o desafio de competir em uma categoria mais rápida que a sua e contra uma maioria de pilotos mais experientes. Oitavo colocado na tomada de tempos, ele chegou a estar em 3º na grande Final, mas um pneu furado nas últimas voltas o fez perder rendimento e, assim, Cruz recebeu a bandeirada em 8º.

“Estamos muito orgulhosos pelos resultados e pelo desempenho que o Samuel vem mostrando nas pistas. Ele ainda é inexperiente, mas vem se destacando bastante, conquistando pódios em campeonatos importantes. No Sul-Americano, em uma categoria que ele não conhecia, o Samuel esteve entre os primeiros e por muito pouco não subiu no pódio mais uma vez”, aponta Márcio Cruz, pai de Samuel, que tem mais motivos para orgulhar-se da família.

Em julho, sua filha Isabely Cruz aniversariou e, ao invés da tradicional festa de 15 anos, pediu como seu presente poder disputar o Campeonato Brasileiro ao lado do irmão e da família. Competindo na categoria Júnior, uma acima de Samuel Cruz, ela terminou em 12º entre 24 pilotos.

“O kartismo nos uniu ainda mais, este esporte oferece inúmeras vantagens neste sentido que nenhum dinheiro jamais poderia comprar”, emociona-se Márcio Cruz. “Já rimos e choramos juntos, mas isso é o esporte, aprendemos a ganhar e perder, aprendemos a nos preparar para as adversidades e a preparar nossos filhos para o futuro”, completa.

Na próxima semana Samuel Cruz, ao lado da equipe Fuzetti Competições, buscará repetir seu resultado mais importante até aqui. Em Pato Branco (PR), utilizando chassis Kart Mini e motores preparados pela Tibola Competições, ele lutará pelo título do Campeonato Paranaense.

“Estamos preparados e muito confiantes para lutar por este título. O Samuel tem se mostrado um belo piloto e quer repetir sua maior conquista até aqui, quando venceu o Open do Campeonato Brasileiro”, aposta Márcio Cruz. “Vamos fazer todo o possível para que ele conquiste esse objetivo”, finaliza.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!