publicidade
24/07/2018 12:05

Alessandro Xavier fez provas de recuperação para chegar ao pódio da categoria mais rápida do Brasileiro

Autor: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Mario Ferreira

Alessandro Xavier


O piloto paranaense Alessandro Xavier (Althaia | Equaliv | Girabrasil Distribuidora | Tony Kart) viveu emoções bastante distintas durante a disputa da 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A mais importante competição do kartismo nacional foi disputada nas últimas duas semanas no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), quando o paranaense esteve presente em duas categorias.

Na Shifter Sênior, a categoria mais rápida do kartismo nacional, Xavier começou sua participação largando na 10ª posição para a disputa da primeira prova classificatória. Porém, uma batida nesta corrida e uma quebra de motor na segunda o colocaram na 16ª posição no grid de largada da pré-final, fato que obrigou o piloto de Curitiba (PR) a buscar uma bela recuperação para chegar ao pódio.

A primeira parte desta recuperação aconteceu na pré-final, quando Alessandro Xavier superou seis concorrentes e recebeu a bandeirada em 10º, posição de onde largaria para a última e decisiva prova, a final. Nesta, com mais uma atuação segura e belas ultrapassagens, Xavier – um dos maiores vencedores da história do Campeonato Sul-Brasileiro – ganhou mais cinco posições e terminou em 5º, garantindo um lugar no pódio.

“A Shifter Sênior apresentou um nível técnico muito alto entre os pilotos. Os tempos eram muito próximos e a pista oferecia poucos pontos de ultrapassagem, mas mesmo assim consegui por várias vezes superar alguns concorrentes para me recuperar e terminar no pódio”, analisa Alessandro Xavier (Althaia | Equaliv | Girabrasil Distribuidora).

Alessandro Xavier competiu também na Sênior A, categoria onde os resultados não foram os esperados e projetados. Com a pista “mudando” a cada treino, o piloto e a equipe Speed Racing buscaram várias alternativas de acerto no equipamento. Assim, o curitibano chegou a ocupar a 4ª posição na pré-final, mas uma quebra no chassi o fez perder rendimento, terminando em 8º. Com a repetição do problema na final, Xavier terminou por receber a bandeirada final em 14º.

“Na Sênior A o nível também foi extremamente alto e os tempos muito próximos foram, da mesma forma, as dificuldades que encontramos para lutar por um resultado melhor”, lamenta o piloto. “Mas posso dizer que o saldo deste Brasileiro foi positivo. Consegui ser competitivo em muitos momentos na Sênior A e encerrei a competição com um pódio na categoria mais rápida depois de uma bela recuperação. O Campeonato Brasileiro é sempre uma competição muito difícil, pois é de alto nível, um dos maiores eventos do kartismo no mundo”, avaliou.

Alessandro Xavier voltará a competir em busca de um título nacional em outubro, quando disputará a 20ª edição da Copa Brasil, no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). “Agradeço ao Dudu Dieter, Tchê, Danilo Dirani e Speed Racing pela parceria neste Campeonato Brasileiro, estaremos juntos na Copa Brasil em busca de mais um título nacional”, finaliza.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!