publicidade
15/05/2018 09:34

Paranaense Milton Sperafico é o mais novo membro do Vintage Kart Brasil Clube

Autor: Luiz Aparecido


Foto: Bispo Neto

Milton Sperafico


Milton Sperafico é o mais novo membro da família Kart Vintage. Ex-piloto, ex-presidente do Automóvel Clube de Toledo, ex-vice-presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Sperafico foi convidado a ser sócio do Vintage Kart Brasil Clube pelo presidente Marcelo Eduardo Afornali, que realiza dedicado trabalho de restauração de karts antigos, garantindo assim o registro histórico do kartismo brasileiro.

Marcelo Afornali diz que é com grande satisfação que o Vintage Kart Brasil Clube recebe Milton Sperafico como seu mais novo associado. “Somente quem guiou um carro de corrida e sentiu a sensação da velocidade, sabe por que tantas pessoas deram a sua vida pelo esporte. O Sperafico irá contribuir muito para resgatar e perpetuar a história do kartismo brasileiro”, completa Marcelo Eduardo Afornali.

Para Milton Sperafico, ser convidado para ser sócio do Vintage é uma honra, pois o clube tem em seu quadro de associados pessoas de várias gerações ligadas ao automobilismo. “O Vintage resgata o início de tudo, o kart. Tem muitas histórias nessas pequenas baratinhas, onde 99% daqueles que triunfaram nas categorias mundiais um dia passaram pelo kart. Por isso fiquei muito feliz com o convite para ser sócio desse honroso clube. Vamos, juntos, ajudar a resgatar a história dessa categoria”, acentua Milton Sperafico

Currículo de Milton Sperafico

- Milton Sperafico começou sua carreira como piloto de Motovelocidade, em 1975, nos autódromos de Cascavel e Curitiba.

- Participou de provas da Motovelocidade até 1979, conquistando o título de campeão Regional nas categorias 50 e 125cc.

- De 1980 a 1982, correu de kart, participando de provas nos campeonatos Paranaense e Paulista.

- Em 1982 participou do motocross, correndo provas no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

- Em 1982, iniciou no automobilismo, participando do Campeonato Paranaense de Velocidade, na Divisão 3, ficando em 3º lugar no campeonato.

- Em 1983, sagrou-se Campeão Paranaense da Divisão 3.

- Em 1984, foi campeão Paranaense da Hot Car, categoria que substituiu a Divisão 3 no estado.

- Em 1985, começou a correr no Brasileiro de Fórmula Ford, onde ganhou uma prova no Rio de Janeiro, na 5ª etapa, em Jacarepaguá, recebendo o troféu das mãos do saudoso Ayrton Senna.

- De 1986 a 1989, disputou das provas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford.

- Em 1990 e 1991, disputou os Campeonatos Paranaense e Gaúcho de Fórmula Ford.

- Em 1992, passou a competir nos Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula 3.

- Em 1993, sagrou-se campeão dos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula 3 “B”.

- Como dirigente do Esporte a Motor, Milton Sperafico atuou como presidente do Automóvel Clube de Toledo. Foi vice-presidente da Federação Paranaense de Automobilismo; e vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, mandato encerrado no início deste ano.

- Nesse período, como piloto e dirigente, acompanhou o desenvolvimento das carreiras de todos os seus sobrinhos, em provas no Brasil, Europa e Estados Unidos.

- Acompanhou todo o desenvolvimento da carreira de piloto do seu filho Guilherme desde o Kart, passando por Stock Car Light e Brasileiro de Turismo.

- O legado da Família Sperafico no Automobilismo Mundial começou em 1973, com o irmão mais velho Dilso Sperafico, que fez sucesso em provas da Divisão 3, no Paraná e pelo Brasil afora.

- De 1973 para até os dias de hoje, a Família Sperafico revelou 10 pilotos para o Automobilismo Brasileiro e Mundial, participando ativamente, nas mais diversas categorias e nos principais autódromos do Mundo.

- Este ano, a Família Sperafico completa 45 anos ininterruptos de participação em provas de automobilismo.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!