publicidade
29/01/2021 08:05

Primeiro kartódromo do Brasil será palco de prova com três horas de duração em março

Autor: Mundo Velocidade


Foto: Divulgação

Um novo capítulo de uma bela história será escrito nos dias 6 e 7 de março. A Mundo Velocidade Eventos, promotora e organizadora do Super Karts! Sul e Sudeste, em parceria com a Mano’s Kart, realizarão as 3 Horas Mundo Velocidade-MK no Kartódromo de São José dos Pinhais (PR) – agora chamado Kart Park –, marcando uma nova era deste espaço que guarda consigo a honra de ser o primeiro kartódromo do país.

A corrida será em formato de longa duração, feita com karts próprios, motorização F4 e pneu selo vermelha de livre marca e uso. A prova terá três horas de duração, com quatro paradas obrigatórias, sendo três delas de seis minutos e uma maior, de quinze. Para potencializar o incentivo ao baixo custo, as equipes poderão inscrever de um a três pilotos por kart. O preço para o enduro é de R$ 1.400,00, valor composto pela inscrição, locação de motores e todo o aparato envolvendo a realização da prova.

Pedro Giulliano, organizador e promotor da Mundo Velocidade, destaca o empenho em fazer uma corrida à altura da história da pista. “É uma grande honra poder ser uma das mãos a escrever mais uma página dessa história de quase 60 anos. Junto à nova administração do Kart Park, iremos abrir uma nova era de prosperidade e juventude deste templo, que se perpetuará por mais 60 anos”, afirma.

As primeiras corridas de kart que se têm registro foram feitas nas ruas de São Paulo, nos primeiros anos da década de 60 no lugar onde hoje fica o bairro Jardim Marajoara. Ainda nestes primeiros anos, um grupo de jovens paranaenses, liderados por grandes ícones como Enzo Scaletti, Claude Bes e Luiz Gil Leão, entre outros, trouxe para a capital essa nova modalidade de competição, mais barata que um carro de corrida e tão divertida quanto.

A primeira corrida realizada no Paraná aconteceu no circuito do Centro Cívico, na Avenida Cândido de Abreu. Foi realizada no mês de maio de 1961, dentro das “Festividades de Maio do Clube Curitibano”. O vencedor da prova fora Carol Figueiredo (SP), com um kart Rois Bruxinha, o primeiro chassi inteiramente nacional.

Entretanto e apesar do grande sucesso da novidade, em 1961 as corridas foram transferidas para o Hipódromo do Tarumã, por conta pela falta de segurança tanto dentro quanto fora da pista arranjada nas ruas de Curitiba. Neste mesmo ano, pela necessidade de organização, criou-se o Kart Clube do Paraná (KCP), sendo este um dos primeiros clubes de kart oficiais no Brasil.

Em 1963, Scaletti comprou um terreno no Município de São José dos Pinhais e construiu a pista que está lá até hoje, sendo este o primeiro espaço destinado a prática exclusiva do kartismo no país. Inicialmente a pista tinha em torno de 450 metros de extensão, mas em 1967 foi expandida para o traçado que é usado até hoje, com 720 metros.

A pista foi berço e lar de ícones do kartismo nacional, tais qual Emerson Fittipaldi, Dionísio Pastore, Mauricio Gugelmin, Zeca Melo, José Córdova, Ricardo Zonta, Raul Boesel, Nicanor Ramos, Augusto Farfus, Júlio Campos e Enrique Bernoldi.

Entre idas e vindas de outros administradores do espaço, hoje a pista está sob o comando da empresa Kart Park, liderada pelo jovem casal Gilberto Camargo e Daiane Figueiró, que possuem raízes familiares no espaço.

Para mais informações sobre regulamento, formas de pagamento, horários e demais informações, os pilotos e equipes interessados devem procurar a organização do evento, com Pedro Giulliano no (41) 99844-7799 e Michele Pessoa no (41) 99810-5945.

O evento 3 Horas Mundo Velocidade|MK Endurance Kart é um produto da Mundo Velocidade Eventos e Promoções, e conta com o apoio de Abix Tecnologia, Garage Race e Kart Park Lazer & Diversão.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!