publicidade
02/03/2020 09:58

Paraná terá mais de 30 corridas de kart nesta temporada

Autor: Luiz Aparecido


Foto: Vitória Drehmer

Campeonato Brasileiro do ano passado, disputado em Cascavel


O Paraná é uma das forças do kartismo brasileiro, sendo o estado com maior número de pilotos filiados à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). São mais de 300 pilotos, duelando com São Paulo pelo posto de maior delegação nas competições nacionais.

No Campeonato Brasileiro do ano passado, disputado em Cascavel, o Paraná foi representado por 107 pilotos, dez a menos do que São Paulo, que ficou com a láurea de maior delegação. Mas com os paranaenses que se inscreveram por São Paulo, Santa Catarina e até pelo Maranhão, a maior delegação seria paranaense.

Toda essa força vem do grande número de kartódromos em polos importantes, do trabalho de base feito por clubes e pela Federação, e pela cultura de velocidade que têm os paranaenses.

Rubens Gatti, presidente da FPRA (Federação Paranaense de Automobilismo), confirma que o Paraná é o estado com maior número de kartistas filiados à CBA. Os números exatos saem em abril, quando será realizada a Assembléia da entidade.

Por ser a principal força da modalidade, uma escola do automobilismo, o Paraná conseguiu sediar o Brasileiro no ano passado, em Cascavel, e este ano irá sediar a Copa Brasil em Londrina. 'Fazemos um bom trabalho de base, que passa pelos clubes, pelas escolinhas como as de Londrina e Cascavel. A boa representatividade em competições nacionais nos permite pleitear mais eventos nacionais para o Paraná', acentua Gatti.

Na temporada deste ano, o Paraná terá a realização de mais de 30 corridas de kart, movimentando mais de 300 pilotos. Deste, 10% participaram de praticamente todos os campeonatos realizados no Estado. Mas se todos os filiados à CBA participassem do Campeonato Paranaense, o certame estadual seria a segunda maior competição do País, só ficando atrás do Campeonato Brasileiro.

Das mais de 30 provas já confirmadas no Paraná neste ano, destacam-se a Copa Brasil e o Campeonato Paranaense, que este ano voltará ao Raceland Internacional, em Pinhais, depois de alguns anos.

Por sediar a Copa Brasil, de 12 a 17 de outubro, Londrina será a cidade com maior número de provas neste ano. Sediará também o Campeonato Paranaense Light, com etapas em 28 de março, 23 de maio, 15 de agosto e 21 de novembro. Sediará também o Open da Copa Brasil no dia 19 de setembro e as 100 Milhas de Londrina, no dia 5 de dezembro.

Cascavel, que sediou o Brasileiro ano passado, terá sete provas no Kartódromo Delci Damian, sendo seis pelo Campeonato Metropolitano. As etapas do Metropolitano serão em 14 e 15 de março, 25 e 26 de abril, 6 e 7 de junho, 1 e 2 de agosto, 26 e 27 de setembro e 7 e 8 de novembro. Cascavel também sediará a Copa Paraná, que será em etapa única nos dias 6 e 7 de junho, programação conjunta como a 3ª etapa do Metropolitano.

Curitiba está de volta ao calendário estadual com força. O Kartódromo Raceland Internacional será a sede do Campeonato Paranaense nos dias 11 e 12 de setembro. Mais quatro provas serão realizadas na capital. A Copa Super Paraná terá três etapas nos dias 28 de março, 6 de junho e 8 de agosto. A quarta será o Desafio dos Campeões, que será a Grande Final da Copa Super Paraná, no dia 7 de novembro.

O Campeonato Pato-Branquense será em três etapas, com provas nos dias 13 e 14 de abril, 14 e 15 de setembro e 7 a 8 de dezembro.

Rio Negro terá o Metropolitano com quatro etapas a serem realizadas em 15 de fevereiro (já disputada), 4 de abril, 23 de maio e 22 de agosto. Rio Negro sediou, no último sábado, 29 de fevereiro, a 1ª etapa da Copa SKF, que deverá ter outras duas etapas em Guarapuava (Paraná) e Registro (São Paulo).

Já o Citadino de Foz do Iguaçu terá cinco etapas, previstas para 7 de março, 25 de abril, 23 de maio, 8 de agosto e 14 de novembro.

Paranavaí, Maringá e Campo Mourão ainda não definiram seus calendários. Isto poderá fazer com que o Paraná ultrapasse a marca de 40 provas no ano. Este número poderá crescer um pouco mais com as tradicionais provas festivas de fim de ano. São corridas para todos os gostos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!