publicidade
03/02/2020 11:12

Caio Collet fechou rodada da Toyota Racing Series em Hampton Downs com três top 6

Autor: FG Com


Foto: Toyota Gazoo Racing NZ

Caio Collet


A terceira etapa da Toyota Racing Series 2020, principal campeonato de monopostos da Nova Zelândia, seguiu mostrando grande equilíbrio e muitas disputas entre os jovens pilotos. Em nove corridas até aqui, já são seis vencedores diferentes.

Um deles é o brasileiro Caio Collet, que faturou uma das provas na segunda etapa, mas por alguns fatores não conseguiu voltar ao pódio neste sábado e domingo (1 e 2) na rodada em Hampton Downs Motorsport Park, em Waikato.

Sem encontrar o melhor acerto para o carro #23 da equipe mtec Motorsport, o piloto ainda sofreu um toque na corrida 2, que o levou ao fim do pelotão. Mesmo assim, Collet conseguiu voltar para a pista e acelerou forte para terminar a prova em sexto. Nas corridas 1 e 3, o piloto cruzou a linha de chegada em quarto lugar.

Apesar das dificuldades, Collet somou 58 pontos e segue em sétimo na classificação geral, que inclui os 20 pilotos da competição. “Foi um fim de semana difícil. Não tivemos um bom ritmo desde o início dos treinos e não conseguimos encontrar o acerto ideal”, explicou o brasileiro, que é integrante do programa Renault Sport Academy.

“Tomamos as decisões erradas em alguns momentos em termos de acerto e isso influenciou bastante, principalmente nas tomadas”, contou Collet. “Depois, nas corridas, não tínhamos muito como melhorar. Até tentamos uma estratégia diferente, com relação aos pneus para a corrida 2, mas o acidente na largada atrapalhou tudo”, lamentou o piloto de 17 anos.

As tomadas de tempo foram bastante apertadas no curto traçado de 2,63 km. Para a corrida 1, Collet ficou a apenas um décimo do melhor tempo e largou em quarto. O piloto até chegou a subir para terceiro no início da prova, mas acabou cruzando a linha de chegada na quarta colocação.

Na corrida 2, com os seis primeiros da prova inicial invertidos no grid, Collet partiu da terceira posição, mas um toque do piloto japonês Yuki Tsunoda “jogou” o brasileiro para fora da pista. Collet voltou no fim do pelotão, mas de forma agressiva foi ganhando posições e cruzou a linha de chegada em sétimo. Como Tsunoda foi punido ao final da disputa, o piloto ganhou mais uma posição, ficando em sexto.

A última disputa do dia foi marcada por três entradas do Safety Car e sua interrupção no final com bandeira vermelha. O primeiro Safety Car aconteceu na quarta volta, para a retirada de um carro que ficou parado na pista. Na metade da disputa, um acidente envolvendo o atual campeão Liam Lawson provocou uma nova entrada do carro de segurança.

Faltando nove das 25 voltas da disputa, o Safety Car saiu da pista, mas um novo acidente na relargada, fez ele voltar em seguida e a disputa ser encerrada com bandeira vermelha. Sem muito tempo para tentar ganhar posições, Collet, que partiu do quinto lugar, cruzou a linha de chegada em quarto.

“No geral até conquistamos bons pontos. Mas precisamos trabalhar para melhorar, principalmente nos classificatórios. As pistas aqui são bem curtas e a tomada faz toda a diferença”, finalizou.

Em 2020, Collet disputará sua segunda temporada na Fórmula Renault Eurocup, onde foi o campeão entre os estreantes no ano passado. O brasileiro aproveita essa pré-temporada para correr na Toyota Racing Series, que tem um carro bem similar à categoria europeia, com o mesmo chassis (FIA F3 Tatuus) e pneus Hankook.

A competição neozelandesa conta com o total de cinco etapas seguidas, em rodada tripla. No fim de semana que vem (7 a 9), os pilotos disputam a penúltima etapa na pista de Pukekohe Park.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!