publicidade
01/02/2024 17:22

Troféu Kart Motor volta após pausa de três anos para reconhecer e premiar os melhores pilotos do Brasil

Vencedores serão conhecidos através de pontuação obtida nos principais eventos do kartismo no Brasil

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Vitória Drehmer

Lançado em 2020, Troféu Kart Motor tem modelo exclusivo e retorna para após pausa de três anos


Depois de uma pausa de três anos, o Portal Kart Motor volta a promover o TROFÉU KART MOTOR – RANKING BRASILEIRO DE PILOTOS DE KART. Lançada em 2020 e retomada em 2024, a iniciativa tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores pilotos de kart do Brasil.

Assim, ao lançarmos o 2º TROFÉU KART MOTOR – RANKING BRASILEIRO DE PILOTOS DE KART, os pilotos vão participar de um “novo campeonato” de caráter nacional.

Este “campeonato”, o TROFÉU KART MOTOR, será composto pelos módulos “Nacionais” e “Estaduais”, cada um deles com pontuação específica de acordo com seu “peso” e importância, em pontos. Os eventos que se enquadram no módulo “Nacionais” são os Campeonatos Brasileiro, Brasileiro Rotax, Sul-Brasileiro e Copa Brasil.

Os eventos do módulo “Estaduais”, por sua vez, serão a Copa São Paulo Light, Copa São Paulo Granja Viana, Open da Copa Brasil, Open do Campeonato Brasileiro Grupo 1, Open do Campeonato Brasileiro Grupo 2 e Campeonato Paranaense Light e o Circuito Paulista, os dois últimos por também serem preparatórios para o Brasileiro.

No final do ano, depois de computados os pontos obtidos – e considerados os descartes regulamentares –, o vencedor de cada categoria receberá o TROFÉU KART MOTOR, criado pela parceira Zanoello de forma especial e exclusiva para esta premiação.

Estão aptos a participar os pilotos das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior AM, Sênior Pro, Super Sênior, Super Sênior Master, Sênior 60+, KZ Graduados, KZ Sênior, KZ Super Sênior, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master e F4 Sênior 60+.

O vencedor em cada categoria será conhecido através de um exclusivo sistema de pontuação e NÃO POR VOTAÇÃO. Nos “Nacionais” a pontuação será atribuída aos 10 primeiros colocados, de 20 até 11 pontos.

Nos “Estaduais” os 10 primeiros serão pontuados, de 10 pontos até 1. No caso de competições com mais de uma etapa, a pontuação será atribuída uma única vez, de acordo com o critério de pontuação do TROFÉU KART MOTOR, mas através da média pontos / etapa disputada pelo piloto (por exemplo, 230 pontos somados pelo piloto em 8 etapas disputadas = 28,75 pontos).

Entretanto, a pontuação não se resume apenas a isso. De acordo com a quantidade de competidores em cada categoria, o vencedor de cada evento eleito para integrar a disputa do TROFÉU KART MOTOR ganhará pontos extras. Assim, por exemplo, o campeão brasileiro de uma categoria que tenha 28 inscritos somará 20 + 28, o segundo soma 19 + 28 e assim sucessivamente. Em uma competição estadual o critério é o mesmo: 10 + 28 para o vencedor da etapa, 9 + 28 para o segundo e assim por diante.

Além destes pontos, a tomada de tempos igualmente atribuirá pontos, na verdade 10% dos pontos que cada evento do TROFÉU KART MOTOR oferece, ou seja, 2 pontos nos “Nacionais” e 1 ponto nos “Estaduais”, também atribuídos de forma decrescente – no mesmo critério para eventos com mais de uma etapa (2 – 1,9 – 1,8 – 1,7 etc. nos nacionais e 1 – 0,9 – 0,8 – 0,7 etc. nos estaduais).

A entrega do TROFÉU KART MOTOR será realizada em cerimônia específica, em local e data a serem anunciados em momento oportuno. O regulamento completo será divulgado nos próximos dias.

A primeira edição do TROFÉU KART MOTOR teve como vencedores os pilotos Raphael Gebara (Mirim), Yuri Morelli (Cadete), Eduardo Araújo (Júnior Menor), Lucas Mendes (Júnior), Lucas Fecury (Novatos), Pedro Aizza (Graduados), Tiago Barrancos (Sênior B), Danillo Ramalho (Sênior A), Carlos Saderi (Super Sênior), Munir Aboissa (Super Sênior Master), Gaetano Di Mauro (KZ Graduados), Daniel Claudino (KZ Sênior), Rafael Prada (F4 Graduados), Dado Salau (F4 Sênior), César Santos (F4 Super Sênior) e Antônio Jorge Neto (F4 Super Sênior Master).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!