publicidade
13/11/2007 10:42

Sol, chuva e muita adrenalina marcaram penúltima etapa em Aldeia da Serra

Autor: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Paulo Breim


Pela nona vez nesta temporada o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), abriu suas portas neste sábado, dia dez, para receber o circo do Campeonato Paulista Light.

A prova, que valeu pontos como a última etapa do 2º Qualifying Series, contou com a participação de 76 pilotos que, em um dia de temperatura elevada e momentos de sol e chuva, fizeram memoráveis baterias.

Como se transformou em marca registrada do Light 2007, a categoria Cadete teve uma bateria extremamente disputada e, com 22 pilotos no grid, ficou difícil para o bom público presente ao kartódromo acompanhar todas as brigas. Após largar da pole, o carioca Olin Galli sustentou-se na primeira posição sob forte pressão de Arthur Fortunato, Pietro Rimbano e dos gêmeos Yuri e Yago Cesário. As voltas foram passando e Galli abriu um pouco, seguido por Fortunato, enquanto que Yago segurava todo o resto do pelotão. Não demorou muito e os gêmeos foram sendo superados pelos concorrentes enquanto que, em uma prova de recuperação, após sair da última fila, Erik Gasparini despontava já ocupando, na metade da prova, o sexto lugar. Gasparini, em uma tarde inspirada, superou todos os adversários e assumiu a ponta a três voltas para o final, mas, foi superado por Galli na última volta e terminou com o segundo lugar. Galli venceu e Fortunato terminou em terceiro.

A bateria seguinte trouxe à pista os pilotos da Júnior Menor. Após largar da pole-position o mineiro Guilherme Silva manteve-se na ponta e, em uma situação incomum, começou uma fina chuva no meio da bateria. Com a pista bastante escorregadia o campeão brasileiro demonstrou talento e, dosando muito bem aceleração e controle venceu a prova de ponta a ponta. Mais de 20 segundos atrás chegou Jean Aguiar, em segundo. Jean Claude Paturle ficou com a terceira posição.

Ao final da bateria da Júnior Menor o tempo fechou de vez e a chuva caiu para valer. Assim, sob condições bastante adversas, os pilotos das categorias Master “A”, “B” e Super Sênior tomaram o traçado. Nestas condições dois pilotos realmente dominaram bateria e ficaram bastante distantes do restante do pelotão. José França, da Super Sênior, liderou a prova desde a primeira volta e, com uma tocada muito firme, manteve-se na ponta até a bandeira quadriculada. Nesta classe a segunda posição ficou com Massayuki Katsui e a terceira com Jayme Drumond. Outro piloto que esteve bastante rápido foi Paulo Breim. Após largar da quarta posição o piloto da equipe Sabiá Racing logo superou seus adversários e abriu larga vantagem para seus concorrentes. Com relativa facilidade venceu a bateria trazendo Rodrigo Sein em segundo e Marcelo Okazaki, pela terceira posição. Pela Master “A” a vitória ficou com Eduardo Souza.

Com a pista ainda molhada, mas sem chover, os pilotos da Júnior foram para sua bateria com pneus de chuva. Largando da pole position Fernando Filho perdeu a liderança logo na largada para Luis Derani e Gabriel Navarrete. Mas, na volta seguinte, reassumiu o posto. Mais uma volta se passou e desta vez Navarrete já aparecia em primeiro com Derani em segundo e Resende em terceiro. Com o passar das voltas a pista foi secando e, daí por diante, o goiano Navarrete não mais perdeu a liderança. Ele construiu uma sólida vantagem até a bandeirada da vitória que recebeu com quase 15 segundos de vantagem para Resende, que terminou em segundo. Derani chegou em terceiro.

Encerrando as atividades da etapa e já com a pista completamente seca entraram na pista os pilotos das categorias Sprinter “A” e “B”. Pela “A”, largando da pole-position Felipe Guimarães manteve-se na liderança sob forte pressão de Vinícius Sammarone que, após sair da terceira posição, pulou para o segundo posto e pressionou muito o líder. Mas Guimarães fez valer sua experiência e, mesmo com equipamentos com rendimentos muito próximos, o brasiliense não foi ameaçado na ponta em nenhum momento e venceu a prova com menos de meio segundo de vantagem para Sammarone. João Horto ficou com o terceiro posto. Na “B” o Campeão Brasileiro César Giovanini venceu de ponta a ponta e abriu grande vantagem para Felipe Bechtold, que chegou pela segunda posição. Sérgio Silva Júnior ficou com o terceiro posto.

O Light agora dá um tempo até o dia oito de dezembro quando, então, será realizada a última prova do ano. Em nenhuma categoria o campeão já está definido e, assim, as disputas prometem ser de arrepiar na rodada dupla final.

O Campeonato Paulista Light 2007 é uma realização da RBC Preparações de Motores com promoção e organização do Interlagos Motor Clube e supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo. Apoio: Mahogany, Kart Mini, Birel Sudam e AG Kart – MG Pneus.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!