publicidade
21/02/2006 09:50

Sérgio Jimenez foi destaque em treino coletivo da Fórmula 3 Espanhola

Autor: Press Consultoria - Rodolpho Siqueira e Caio Moraes


No linguajar dos adolescentes de hoje, o paulista Sérgio Jimenez “falou sério” em sua primeira experiência diante das principais equipes do Campeonato Espanhol de Fórmula 3, que realizou nesta segunda-feira, no circuito de Albacete, o primeiro treino coletivo – embora ainda não oficial – da categoria em 2006. Utilizando um chassi da classe B (modelo do ano 2000) Jimenez voou baixo ao ser o mais rápido da equipe Racing Engineering, cujos outros pilotos já contam com a versão 2006 do bólido. Além disso, Jimenez foi o quarto mais rápido do dia, ficando a apenas 0s4 do melhor tempo obtido pelo espanhol Marco Barba (1min22s124).

 

Como os carros da classe B são de 0s5 a 1 segundo mais lentos que os da classe principal, ficou evidente que Jimenez – um superkartista brasileiro de 21 anos – foi à Espanha com a intenção de se candidatar ao título. “Eu e meu engenheiro nos concentramos no desenvolvimento do acerto dos amortecedores, já que a suspensão do classe A e do classe B são iguais. Acho que fizemos um bom trabalho”, comentou Jimenez. “Estamos ansiosos por ter o carro novo nas mãos, o que só deve acontecer para os treinos de Jarama, nos dias 27 e 28 de fevereiro”. Jimenez conquistou uma vaga na equipe Racing Engineering após ser o mais rápido em uma seletiva patrocinada pela Repsol, multinacional espanhola da área de combustíveis.

 

O treino de ontem foi especialmente representativo pelo fato de as três grandes equipes da categoria (Racing Engineering, Campos Racing e GTA) estarem na pista com sua esquadra completa: “Foi bom para ver como andam os nossos principais rivais”, comentou Sérgio Jimenez. “Embora tenhamos deixado uma boa impressão, eu e meu engenheiro – o catalão Segi Borrull – sabemos que treino é treino, e corrida é uma coisa completamente diferente. Eu ainda preciso aprender muito sobre o carro e os traçados. E o Sergi ainda tem que entender meu estilo de pilotagem e minha maneira de passar as informações. Outros pilotos e engenheiros já se conhecem muito melhor”.

 

O treino também foi importante pelo fato de o brasileiro ter sido o mais rápido entre os pilotos de sua equipe – entre eles, o francês Nicolas Prost, filho do tetracampeão mundial francês. Todos eles já utilizavam a versão 2006 do chassi Dallara: “O valor disso é grande, pois a equipe pode começar a acreditar em mim como alguém em quem apostar para fazer algo de relevante na temporada”, diz Jimenez. “No automobilismo, há uma regra: o maior rival de um piloto é sempre aquele que usa o mesmo box que ele – ou seja, seu companheiro de equipe. Afinal, ele usa os mesmos recursos e equipamentos que você. Então, se você tem alguma pretensão séria, é melhor começar tendo a supremacia dentro da equipe como um objetivo vital. Senão, vai perder dentro de sua própria casa.”

 

Jimenez passou perto de fazer o melhor tempo do dia: quando colocou pneus novos, faltavam cinco minutos para o encerramento da prática e houve tempo para apenas três voltas – no frio de Albacete, os pneus atingiam seu máximo desempenho da quarta volta em diante. “Isso não importa”, diz Jimenez. “O que é realmente relevante é que nós fizemos nossa lição de casa: saímos de Albacete com um bom acerto de suspensão. Sermos os primeiros aqui não era a nossa prioridade. Queremos, sim, é nos preparar bem. Isso é o que traz resultados”.

 

A equipe Racing Engineering volta à pista na próxima quinta-feira, no circuito português do Estoril, para mais treinos de preparação. Depois, nos dias 27 e 28, o time espanhol estará em Jarama, onde o brasileiro Jimenez experimentará pela primeira vez seu Dallara/Toyota na especificação 2006.

 

Confira os dez primeiros do treino desta segunda-feira:

1)    Marco Barba (ESP) – 1min22s124 – equipe Campos Racing

2)    Saez Merino (ESP) – 1min22s275 – GTA

3)    Roldan Rodrigues (ESP) – 1min22s275 – Campos Racing

4)    Sérgio Jimenez (BRA) – 1min22s523 – Racing Engineering

5)    Arturo Llobell (ESP) – 1min22s904 – GTA

6)    Miguel Molina (ESP) – 1min23s011 – Racing Engineering

7)    Marcos Martinez (ESP) – 1min23s211 – Racing Engineering

8)    Nicolas Prost (FRA) – 1min23s377 – Racing Engineering

9)    Manel Cerqueda (ROM) – 1min23s404 – GTA

10) Gabriel Sanches (ESP) – 1min24s029 - Elide Motorsport
  • Não há comentários cadastrados até o momento!