publicidade
28/04/2008 14:32

Pontos em Vitória da Conquista valerão ouro no Baiano

Autor: Miguel Brusell


Quem começou bem, quer manter a vantagem adquirida na primeira etapa e quem se deu mal, quer recuperar os pontos perdidos para chegar ao final da competição lutando pelo título. Assim, a segunda etapa do Campeonato Baiano de Kart, que será disputada domingo (4), em Vitória da Conquista, a 509 km da capital baiana, ganha importância e os pontos conquistados pelos vencedores passam a valer ouro na briga pelo título da temporada.

Com disputa nas categorias Honda, Super Kart 125 Light, Super Kart RD e Cadete, o Baiano de Kart teve a primeira etapa no dia 30 de março, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, com a participação recorde de 38 pilotos. Sua definição acontece após seis etapas, sendo quatro em Lauro de Freitas e duas em Vitória da Conquista, que também recebe a penúltima prova, no dia 28 de setembro.

Quem começou bem foram os pilotos Paulo Cunha, que venceu a Honda A; Raphael Soares, vencedor da Honda B; Franklin Maiolino, na Super Kart 125 Light; Márcio Eduardo, na Super Kart RD; e Ivan Gounin, na Cadete. Na Honda, que teve o maior grid da primeira etapa com 13 karts, um dos que começou mal foi o atual campeão, Paulo Ferrari que, em Conquista, terá que recuperar os pontos perdidos na primeira etapa.

Ferrari cravou a pole e liderava com folga quando a corrente de transmissão do seu kart saltou. A liderança ficou para Paulo Cunha, que ficou com a vitória depois de uma boa disputa com Vicente Iniesta. Devido ao grande número de pilotos na Honda, que também atraiu alguns novatos devido ao baixo custo, a Associação Baiana de Karts (ABK) solicitou a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) a inclusão de outra categoria, a Honda B, envolvendo pilotos sem experiência.

Na primeira etapa, quem se deu bem foi Raphael Soares que não tem experiência no kart, mas conta com uma boa história no automobilismo baiano, com passagens na Velocidade na Terra, modalidade em que foi um dos pioneiros, e na arrancada. Já Marcelo Sena e Ramon vão lutar para que Soares não aumente a vantagem conquistada na primeira etapa da categoria Honda B.

Como sempre acontece em Vitória da Conquista, a categoria Super Kart RD deve atrair as maiores atenções devido à grande quantidade de pilotos da cidade. Em Lauro de Freitas, a categoria só foi definida nas últimas voltas, depois de uma intensa disputa entre os três primeiros colocados, Márcio Eduardo, Caio Andrade e George Gusmão. A Associação Conquistense de Kart (ACK) espera a participação recorde de 15 karts na RD.

Apesar de não reunir uma grande quantidade de pilotos, a Super Kart 125 Light tem na qualidade dos pilotos o seu ponto alto. Figurinhas carimbadas do kart baiano como Valdemiro Oliveira, Euvaldo Luz, Adriano Belém e Adrielle Sabarin terão que correr atrás do vencedor da primeira etapa, Franklin Maiolino que também tem uma longa história para contar em cima dos “carrinhos”.

Na Cadete, quem tem que correr atrás do prejuízo é o atual campeão, Íkaro Freire, que fez a pole e liderava a primeira etapa quando teve problemas com o seu kart, terminando na segunda colocação, atrás do franco-brasileiro Ivan Gounin. A categoria ainda conta com a revelação de Vitória da Conquista, Felipe Gusmão, Vinícius Fiamenghi e a “Penélope Charmosa” Lílian Sabarin.

A segunda etapa do Baiano de Kart também é uma ótima oportunidade para visitar Vitória da Conquista, a “Jóia do Sertão”. Com seu clima de serra, Vitória da Conquista fica a 1000 metros de altitude, na região Centro-Sul do Estado, a 509 quilômetros da Capital. A segunda etapa do Campeonato Baiano de Kart será realizada pela Associação Conquistense de Kart, com a supervisão técnica da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!