publicidade
18/10/2007 10:34

Paulo Grassi fez boa Copa Brasil e busca vaga na Seletiva em Tarumã

Autor: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Paulo Grassi


O piloto paulista Paulo Grassi (FMR / Sagüi Competições) disputou na última semana, entre os dias nove e 13 de outubro, na cidade de Ipatinga (MG), a 9ª Copa Brasil de Kart. O evento, que foi sediado no Kartódromo Emerson Fittipaldi, foi o segundo em importância no kartismo nacional, contou com a participação de 149 pilotos e, na categoria Novatos, classe em que Grassi compete, 18 atletas buscaram o título.

Após andar entre os primeiros colocados em todas as sessões de treinos livres, Grassi partiu confiante para a tomada de tempos, que foi realizada na manhã da quinta-feira. Como todos os prognósticos apontavam, o representante da Sagüi Competições fez uma boa sessão classificatória e garantiu um lugar na primeira fila, na segunda posição.

Confiante, Grassi partiu então para a primeira bateria. Na prova, após uma boa largada, o piloto manteve-se na segunda posição, mas, ao notar que seu kart tinha um rendimento muito próximo ao de César Giovanini, o primeiro colocado, achou por bem assegurar o segundo posto e tentar a vitória na última e decisiva prova. Assim aconteceu e o piloto recebeu a bandeirada na segunda posição.

No sábado então, na prova final, Paulo partiu para cima de Giovanini logo nas primeiras voltas, assim como Marcelo Dantas. Os três formaram um pelotão a parte. Mas, em uma das vezes que foram se ultrapassar, acabaram se tocando. Os três pilotos se deram mal e, neste momento, perderam a chance de brigar pelo título. Grassi, que neste momento havia conquistado a liderança, perdeu o bico de seu kart e teve que parar no Parque de Manutenção para reparo. O piloto ainda voltou para a disputa, porém, muitas posições atrás. Mesmo assim, determinado, o garoto ainda buscou forças para registrar a volta mais rápida da prova, com o tempo de 44s491.

Na soma geral da pontuação da Copa Brasil Grassi computou nove pontos e, com isto, ficou com a sexta posição na competição. O título ficou com o carioca Dalmo Júnior, com 17 pontos.

“Foi uma pena ter acontecido este acidente. Tudo estava dando certo e, mesmo na primeira bateria, quando eu sabia que não iria conseguir passar o César, me mantive em segundo para deixar a decisão para a última prova. Foi ruim, mas valeu pela experiência. Outras competições virão”, analisou o piloto de 16 anos.

A Sagüi Competições
A equipe que prepara o kart de Paulo Grassi é a Sagüi Competições. Sob o comando do experiente preparador Cláudio Sagüi, o time teve sua estréia em 1986 e, desde então, nunca deixou de participar das principais competições do kartismo nacional.

Pilotos como Ricardo Maurício, Daniel Landi e Luiz Carreira foram alguns dos vários atletas que já passaram pela equipe. Atualmente, representam o time Paulo Grassi, na categoria Novatos; LuKachan, na Júnior Menor; Gabriel Sereia, na Mirim e João Paulo Mauro, na Sprinter “B”.

Sagüi acredita que Grassi é um grande piloto e passa pelo momento de construção de sua forma de pilotagem. “O Paulinho está conosco desde o final da temporada passada e vem melhorando sua forma de pilotagem de forma vertiginosa. Rápido ele sempre foi, mas, às vezes falta a experiência de esperar o momento certo para uma ultrapassagem ou saber a hora de poupar o equipamento. Ele é um garoto extremamente dedicado e, não à toa andou entre os primeiros no Pan-Americano, Brasileiro, Sul-Brasileiro e agora na Copa. A hora dele está chegando e os resultados começarão a aparecer em breve”, explicou o experiente preparador.

Seletiva Petrobras, um novo desafio
Apesar de ainda estar na categoria Novatos, Grassi parte nesta quinta-feira para mais um grande desafio em sua temporada. O piloto participará, no tradicional Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS), da última etapa de classificação da Seletiva de Kart Petrobras 2007.

Os pilotos irão correr com motores chineses PRD Fireball, sorteados pela organização e pneus MG tarja azul. Serão duas corridas no mesmo estilo dos campeonatos internacionais, ou seja, Pré-Final e Final, nas quais apenas a última vale como resultado oficial. A primeira apenas forma o grid da final.

Por ser a última chance de classificação, a etapa de Tarumã deve reunir grandes nomes do kartismo nacional. Além de Grassi já confirmaram presença Rafael Suzuki, Vítor Teiji, Felipe Polehtto, Henrique Lambert e Guilherme De Conto.

A final da Seletiva 2007 será na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, entre os dias 20 e 21 de novembro. Até agora já são 12 classificados e faltam apenas os dois que serão conhecidos neste domingo.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!