publicidade
31/03/2008 11:04

O sonho se tornou realidade. E a realidade parece ser um sonho

Autor: Erno Drehmer


Foto: Leonardo Wiebusch

Felipe e Jhonny (esq.) e Klaus e Lila Johannpeter (dir.) descerram a placa


Um sonho que se tornou realidade. E uma realidade que se tornou um sonho. Assim foi e está sendo o dia seguinte à grande festa que foi a inauguração do Velopark, um empreendimento tão grandioso que parece ser um sonho, mesmo depois de “entregue” à comunidade do automobilismo.

Depois de meses e meses para terminar as obras do kartódromo e estacionamentos (a parte da arrancada será inaugurada no final de abril) e de várias semanas de reuniões para definir programação, regulamentos e diversos detalhes e como seria a festa em seu contexto fora da pista, o Velopark abriu suas portas oficialmente na última sexta (29), para os primeiros treinos para a 500 Milhas.

Desde a chegada das primeiras equipes e pilotos, o deslumbramento com a beleza, a funcionalidade e, principalmente com a estrutura de primeiro mundo oferecida, foi o sentimento geral entre os que chegavam. É, sem dúvida, algo gigantesco e impressionante.

Durante a programação do sábado, quando se realizavam treinos, tomadas de tempo e algumas corridas, as atividades foram paralisadas para a cerimônia de inauguração, momento mais emocionante da grande festa. Os Driver Legends, cerca de 80 pilotos que fizeram a história automobilismo gaúcho ao longo dos tempos, foram citados e chamados um a um para tomarem seu lugar em uma arquibancada. Klaus Johannpeter, conselheiro do Velopark, entregou para Clóvis de Moraes, o primeiro brasileiro que participou de um Mundial de kart, uma credencial permanente de acesso ao Velopark, simbolizando a entrega que será feita a todos os Legends em breve.

A seguir Felipe Johannpeter e Jhonny Bonilla, os empreendedores, e Klaus Johannpeter discursaram. A emoção aumentou ainda mais no final do discurso de Bonilla, quando este ficou com a voz embargada após agradecer a todos. Felipe Johannpeter foi em seu socorro, o abraçou e disse o quanto Bonilla foi e é importante em sua vida e de sua enorme amizade.

Mais de 4 mil convidados participaram da festa e do coquetel e assistiram às provas dos Cadete, dos profissionais da Imprensa e dos próprios Legends. Mais tarde, à meia-noite, assistiram a largada da prova principal, a 500 Milhas, que foi sensacional em todo o seu desenrolar e ainda mais impressionante em seu final. Durante muito tempo os quatro primeiros colocados estavam separados por apenas uma volta. No finalzinho da corrida, a Metalmoro e a Bremil/ Xizão Racing lideravam e estavam na mesma volta e a vitória parecia garantida para a Metalmoro.

Quando faltava apenas meia volta, quebrou o prisioneiro da roda traseira do kart conduzido por Rafael Daniel, da Metalmoro, e a vitória ficou com a Bremil. Sorte de quem acompanha os bons e azar de quem, às vezes, também acompanha os bons.

Eu, particularmente e infelizmente, tenho pouco para falar das provas da Cadete, Legends e Imprensa. Estava por demais envolvido na organização das provas e não assisti nada. Assisti bastante da 500 Milhas e a qualidade dos competidores e disputas que se viu resume-se no resultado final e na forma impressionante como a prova terminou.

Alguns erros aconteceram na execução de bastidores durante a programação, tanto para as provas quanto para a festa, mas são naturais em um evento com este porte, que reuniu cerca de 300 pilotos entre 500 Milhas, Legends, Cadete e Imprensa e mais de 4 mil convidados. Com erros se aprende e tenho a certeza de que, se já foi ótimo ter sido convidado para trabalhar na organização, será melhor ainda daqui para a frente, quando usaremos as lições deste final de semana para melhorar o que não estava bom. Das situações ocorridas em pista não participei e sei que, de parte dos competidores, alguns certamente ficaram tristes, por terem perdido ou se sentido injustiçados. Agradeço, em nome do Velopark e em meu nome, a todos os que competiram nas provas inaugurais do kartódromo. E também fazemos um agradecimento especial aos competidores que vieram de outros Estados para prestigiar a festa e o empreendimento.

Um marco na história do automobilismo e kartismo gaúcho e brasileiro.

  • 02/04/2008 21:49 Deivid Lopes

    Realmente espetacular!!!Traçado: IncrivelEstrutura: 1° mundoatendimento: esplendidoSó tenho elogios para esse incrivel park de automobilismo!!!Abraços!Deivid S. Lopes