publicidade
23/10/2006 08:35

Marinho's Motors faz balanço positivo da participação de seus lobos

Autor: Planet Kart Marketing Esportivo - Cláudio Reis


Sérgio Martinez - Foto: Cláudio Reis


Com sete “lobos” soltos no circuito oficial do Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – região metropolitana de São Paulo -, nos treinos oficiais e provas da 8ª edição da Copa Brasil de Kart, certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo que foi realizado entre os dias 10 e 14/10, a equipe paulista Marinho’s Motors não obteve vitórias, mas a ótima performance de seus bólidos e motores firmou, mais ainda, o time como um dos mais competitivos do país.

 

Na categoria Super Sênior, os representantes da Marinho’s Motors foram os velozes kartistas Sergio Martinez e José Feliciano, que retornava nesse certame às provas oficiais após dois anos de afastamento. Sempre entre os mais rápidos da categoria, Martinez classificou seu micromonoposto para largar na 3ª posição do grid da prova de abertura no certame e completou ambas corridas na 4ª posição, a mesma em que subiu ao pódio no encerramento das disputas. Por seu turno José Feliciano, apesar da longa ausência de provas oficiais, conseguiu manter bom ritmo no decorrer do certame, “desenferrujando” os competentes braços a cada ingresso na pista. Na tomada de tempos classificatórios obteve a 13ª marca mais veloz, o 9º posto ao final da primeira bateria e a 8ª colocação na segunda e última bateria, resultados que lhe conferiram o 9º lugar final da Copa Brasil 2006.

 

Também após um ano de “pit stop”, Gledson Navarro marcou seu retorno às pistas na disputadíssima Senior B, com “lay out” novo resultante da retirada de 18kg de “lastro natural” e extremamente competitivo. Na pratica classificatória Navarro garantiu a 11ª posição do grid para largar na bateria inicial. Autorizada a largada, o irmão do atual Campeão Brasileiro da categoria Sudam - Denis Navarro – acelerou forte e foi conquistando várias posições até firmar-se na 3ª colocação, todavia problemas em seu micromonoposto determinaram seu encerramento nessa prova na 10ª colocação. Na bateria final Gledson confirmou o bom desempenho, cruzando alinha final na 4ª posição, posto que lhe rendeu figurar no pódio como 5º colocado final da Copa Brasil de Kart em sua categoria.

 

Coube a Marcos “Massa” Peli a defesa das cores da Marinho’s Motors na classe top entre os pilotos seniores, a categoria Senior A. Com treze categorias formando a grade de programação da edição 2006 da Copa Brasil de Kart, por óbvio o tempo dos treinos livres de cada categoria foi reduzidíssimo e insuficiente para o desenvolvimento do set up dos bólidos, fato que determinou vantagem para aqueles pilotos que vêm competindo regularmente nos certames que utilizam o Kartódromo Aldeia da Serra. Com adoção de novo equipamento e disputando somente a ultima etapa do Campeonato Paulista Light, Massa não tinha com apresentar seu costumeiro bom desempenho e aproveitou a oportunidade apenas para desenvolver seu equipamento em condições de corrida. A 16ª colocação final no certame - com direito a uma fantástica ultrapassagem na prova final no hexa-campeão brasileiro da modalidade – demonstrou que em breve Marcos Peli estará lutando pelas posições de liderança.

 

Na Novatos, além das cores da Marinho’s Motors, Victor Caliman e Julio Reis representavam a fabricante de chassis Mega Kart e a maior industria nacional de racing parts, a PPK. Vice-líder da categoria Sprinter B no Campeonato Paulista Light, Victor Caliman confirmou nos treinos classificatórios ser um dos “botas” dessa categoria, cravando a 6ª melhor marca e garantindo uma das vagas da terceira fila do longo grid da categoria. Na volta de alinhamento para a largada da primeira das duas baterias que compuseram o certame, Caliman foi envolvido em um múltiplo acidente que redundou em abandono da prova assim que autorizada a largada, já que as avarias resultantes da “aterrisagem” do kart de outro competidor sobre o seu não lhe permitiram prosseguir na disputa, retirando qualquer chance do “lobo” de lutar pelo titulo dessa categoria. Melhor sorte teve Julio Reis que largando da ultima fila do partidor conseguiu galgar várias posições para completar a prova na 12ª colocação.

 

Na segunda bateria, ante o prematuro abandono da prova anterior, Caliman teve de largar na ultima colocação, mas com forte ritmo em poucas voltas já estava entre os dez primeiro colocados, mas novamente envolvido em um acidente provocado por outro concorrente, Caliman perdeu todo o terreno e posições conquistados. Guerreiro, Victor Caliman partiu novamente para uma prova de recuperação, mas não houve tempo hábil para tentar aproximar-se das posições cimeiras e Caliman cruzou a linha final na 13ª colocação, uma à frente de seu companheiro de equipe Julio Reis, o único piloto oficial de kart completamente surdo do mundo.

 

Finalmente na Graduados A, a categoria top da modalidade no Brasil, o Campeão Brasileiro 2006 da categoria IC Sudam, Denis Navarro era o feroz lobo na caça de mais um titulo para a Marinho’s Motors. Na prática classificatória que definiu o posicionamento da grelha de partida da primeira bateria, Navarro classificou se micromonoposto para a 4ª posição, mantendo a expectativa de um bom resultado final.

 

Na primeira bateria, Navarro manteve seu posicionamento no pelotão de liderança até a 14ª passagem, quando foi violentamente atingido por outro competidor e lançado de encontro aos pneus que guarnecem o final da área de escape da Curva do Bacião. As avarias resultantes determinaram o alijamento de Navarro dessa prova e a obrigatoriedade de largar na prova final no final do pelotão.

 

Na prova final, Denis Navarro fez valer a força do motor fornecido pela Marinho’s Motors e conquistou muitas posições até fixar-se na 4ª colocação, “dando pinta” que continuaria o forte ataque. Todavia na parte final da prova o excessivo desgaste dos pneus monomarca fornecidos – problema que afetou o desempenho de vários concorrentes -, fez com que o kart de Navarro não conseguisse manter o mesmo desempenho, pelo que completou a corrida na 7ª colocação.

 

“Nosso ‘balanço’ da Copa Brasil é positivo. Estivemos bem em todas categorias que disputamos e com boas chances, mas corrida é sempre uma ‘caixinha de surpresas’ e não há como se prever todas as variáveis. Nossos Lobos foram valentes e contaram com equipamento competitivo na ‘caça’ que fizeram em busca de seus objetivos. Circunstancias de corrida não lhes permitiu conquistar vitórias, mas fizeram boa figura em suas categorias. Estão todos de parabéns”, esclareceu Mario de Souza Jr, o Marinho, Chefe da equipe Marinho’s Motors.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!