publicidade
30/10/2007 12:20

Douglas Hiar usou Paulista como treino para a final

Autor: Extrabold Press - Ricardo Belussi


Foto: Fábio Oliveira

Douglas Hiar


O torneio que dá o maior prêmio do kartismo nacional – a Seletiva de Kart Petrobras – se aproxima e, visando os 100 mil reais oferecidos ao vencedor, seus finalistas trabalham duro na fase de preparação. Dos 14 pilotos que vão disputar a quantia nos próximos dias 20 e 21 de novembro – em Piracicaba (SP), quatro participaram da sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart, no último dia 27 em Aldeia da Serra, na categoria Biland, que usa os mesmos motores da final da Seletiva.

Entre eles, o único que não disputa regularmente o regional é Douglas Hiar (Tx Wear/ RG 518), piloto da Fórmula 3 Sul-Americana. Finalista do torneio da Petrobras por vencer a etapa classificatória no mês de maio, Hiar participou excepcionalmente do Paulista de Kart como forma de intensificar seu treinamento com os motores Biland – de quatro tempos e 250 cilindradas, bastante diferentes dos dois tempos e 125 cilindradas usados normalmente no kartismo. “O motor é bem diferente dos tradicionais do kart e não é usado em nenhuma classificatória da Seletiva, só na final. Por isso é importante focar o treinamento com esse propulsor para chegar na decisão sabendo como funciona o equipamento”, analisou Douglas. “Diferente dos ‘dois tempos’, esse motor Biland tem uma resposta mais lenta aos comandos no acelerador. Por isso, a forma de pilotar o kart também muda, já que é fundamental ter uma pilotagem ‘limpa’ e menos agressiva para tirar melhor proveito dele”, explicou o piloto que em 2007 estreou na Fórmula 3.

A categoria Biland no Campeonato Paulista de Kart adota um sistema em que os pilotos podem correr em dupla: sempre um Graduado (pilotos com idade entre 15 e 24 anos) e um Sênior (pilotos com idade superior a 24 anos). Com 16 anos, Douglas foi companheiro do carioca André Nicastro, um dos mais experientes kartistas do Brasil e o atual bicampeão nacional da Biland. Nos resultados, a etapa não foi das melhores para dois pilotos acostumados a vencer como Nicastro e Douglas Hiar.

Na primeira corrida do dia, o carioca abandonou a prova depois de um toque com um adversário em uma disputa por posições. Na prova seguinte, Douglas teve problemas com o seu motor e recebeu a bandeirada final apenas na 11ª colocação. “Apesar de os motores serem preparados e sorteados pela organização, não tem como estarem completamente equilibrados. Infelizmente o meu motor perdia rendimento nas retas e essa pequena diferença, em uma categoria tão disputada, foi o suficiente para não brigar pelas posições de frente”, analisou Hiar. “Mesmo assim saio muito satisfeito. Meu ritmo de corrida no kart está com e também deu para sentir que posso ser rápido na final da Seletiva, basta continuar treinando”, comentou.

As vitórias da Biland ficaram com Fernando Leme (na Sênior) e Nicolas Costa (na Graduados). Os outros finalistas da Seletiva na etapa foram: Alberto Cattucci (segundo colocado); Rafael Suzuki (quarto) e Alain Sisdeli (sétimo).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!