publicidade
26/10/2007 18:37

Douglas Hiar aproveita folga da F3 para se preparar para final da Seletiva

Autor: Extrabold Press - Ricardo Belussi


Foto: Fábio Oliveira

Douglar Hiar


O grande período de folga no calendário da Fórmula 3 Sul-Americana, com cerca de dois meses entre a penúltima e a última rodadas do calendário 2007, tem sido de muito trabalho para o piloto Douglas Hiar (Tx Wear/ RG 518). O paulista de 16 anos de idade – estreante na categoria continental de monopostos, disputa no próximo sábado (27) a sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart. Esta será a segunda prova da modalidade que Douglas faz neste ano e tem o mesmo objetivo da primeira: o prêmio de 100 mil reais oferecido pela Petrobras em sua Seletiva de Kart. No mês de maio Douglas venceu a etapa classificatória de São Paulo e garantiu sua vaga na final da Seletiva. Agora, na sexta etapa do Paulista de Kart, ele corre pela Biland – categoria que usa os mesmos motores da Seletiva – como parte da preparação para o torneio marcado para os dias 20 e 21 de novembro na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. “Essa é uma prova que eu vou fazer sem o compromisso de ter que vencer. Vou usar essa etapa para treinar com os motores Biland e também para pegar o ritmo do kart novamente”, avalia o bicampeão brasileiro de kart. “Como alguns dos finalistas da Seletiva também vão correr, vou ter um parâmetro de desempenho para avaliar quais aspectos preciso focar nos treinos”, observa.

Os motores Biland, que equipam os karts da decisão da Seletiva Petrobras, são da nova geração dos propulsores de kart - que prezam pela redução da poluição sonora e ambiental – com quatro tempos de ciclo e 250 cilindradas. Passaram a fazer parte da Seletiva em 2004 e exigem dos pilotos – acostumados aos motores dois tempos do kart – uma técnica apurada de pilotagem. “É um motor que tem seus segredos. Como ele não tem uma resposta tão rápida quanto os dois tempos, o piloto precisa ter uma ‘tocada’ mais limpa para não perder rotações e, conseqüentemente, rendimento”, comenta Douglas Hiar. O paulista participou da final da Seletiva Petrobras em 2005 pela categoria Graduados B. Campeão brasileiro de kart naquele ano, Douglas terminou a prova da petrolífera na terceira posição. “Este ano já vou mais experiente, sabendo como é o torneio e como são os karts. Espero poder brigar pela vitória e com o prêmio”, ressalta.

A etapa deste fim de semana do Paulista de Kart é a sexta da temporada e será realizada no Kartódromo Aldeia da Serra, na região de Barueri, a cerca de 30 km da capital. A programação do evento prevê duas provas para cada uma das oito categorias. As corridas começam às 10h15 e se estendem pela tarde. A prova da Biland, na qual Douglas Hiar está inscrito, está marcada para as 11h.

A Seletiva de Kart Petrobras
Criada em 1999 e comandada pelos irmãos Paulo e Binho Carcasci, de larga experiência no kartismo, a Seletiva de Kart Petrobras tem como objetivo principal, auxiliar seu vencedor na continuidade da carreira. Seu prêmio, o maior do kart brasileiro, deve ser revertido para a carreira do piloto. Em 2007 a Seletiva sofreu algumas mudanças em seu formato e deve ficar mais disputada. Serão 14 finalistas mesclando pilotos da Graduados A e Graduados B – as categorias de elite do kart nacional, sendo que 12 são brasileiros e dois vêm da Argentina.

Durante os dois dias de competição, os pilotos são avaliados em vários aspectos: velocidade em uma volta, regularidade e ritmo de corrida são alguns deles. Quem somar mais pontos ao longo das fases do torneio é declarado o campeão e fica com o prêmio de 100 mil reais. Os classificados para a final de 2007 são: Dennis Dirani, João Paulo Gelain, André Rosário, César Ramos, Felipe Guimarães, Gabriel Dias, Douglas Hiar, Alexandre Ruiz Filho, Alain Sisdeli, Igor Veras, Rafael Suzuki, Alberto Cattucci, Maximiliano Vivot (Argentina) e Nicolas Cotignola (Argentina).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!