publicidade
28/05/2007 12:57

Disputas de alto nível técnico na abertura do Baiano

Autor: Miguel Brusell


Foto: Miguel Brusell


O alto nível técnico dos pilotos foi o grande destaque da primeira etapa do Campeonato Baiano de Kart que foi disputada ontem (27), no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas. Os primeiros vencedores da temporada foram André Rosário, na Especial; Paulo Ferrari, na Honda; Márcio Eduardo, na Super Kart RD; Emanuel Neto, na 125 Light e Ícaro Freire, na Cadete.

Apesar do dia completamente nublado, São Pedro compareceu apenas para acompanhar a disputa entre os pilotos, já que não chegou a chover em nenhum momento. Na pista, a maior emoção foi na briga pelas primeiras posições da categoria Especial entre o vencedor André Rosário, Nilton Júnior, que terminou na segunda colocação, Rogério Rezende e Alexandre Rosário, terceiro e quarto, respectivamente.

Disputada com os karts com a configuração igual aos que serão usados no Campeonato Brasileiro Sênior, que será realizado em Lauro de Freitas na segunda quinzena de julho, a Especial atraiu o maior número de pilotos na primeira etapa do Baiano. Além dos baianos que disputarão o Brasileiro Sênior, a Especial contou com a participação dos irmãos André e Alexandre Rosário, pilotos da categoria Sprinter A e B, as mais rápidas do kart nacional.

E foi exatamente André quem largou na pole, depois de dominar os treinos, mas o primeiro a liderar a categoria foi o experiente Nilton Júnior. “André foi o mais rápido durante toda a semana e na tomada de tempo ele mostrou que queria a vitória, conquistando a pole. Forcei bastante no início, quando ele ainda não estava concentrado e consegui a primeira posição. Em compensação tive um desgaste maior nos pneus, o kart começou a sair de frente e ficou difícil segurar o André, que tava com o equipamento poupado. Foi justo, ele mereceu a vitória”, comentou Nilton Júnior.

A maior emoção o vencedor viveu na disputa com o irmão Alexandre pela segunda posição, quando Nilton Júnior liderava. “É irmão, mas a gente não pode aliviar, né. Ele deu mole, não sou besta, botei do lado, ele foi para grama, mas foi normal, coisa de corrida. A disputa entre a gente fica só na pista, quando acaba não fica nenhum ressentimento”, comentou André.

Alexandre concordou com o irmão. “Valeu, fui parar na grama, mas é coisa de corrida. No começo da prova consegui imprimir um bom ritmo, fiquei na frente, mas depois o kart foi perdendo rendimento. Naquele momento ele estava mais rápido, tentei defender a posição, fui parar na grama, mas valeu, foi normal, coisa de corrida mesmo”, comentou o quarto colocado.

Outra categoria com bastante emoção foi a Honda, a única que teve duas baterias, e teve como vencedor o experiente piloto Paulo Ferrari, que voltou a competir nesta temporada, depois de 10 anos parado. Ferrari largou na pole, abriu uma boa vantagem e só foi pressionado por Euvaldo Luz nas últimas voltas da segunda bateria. “A gente fez uma belíssima pré-temporada, treinei bastante e o resultado corou todo este esforço. No final o Euvaldo pressionou bastante, já estava difícil de segurar o kart, mas consegui controlar o ritmo e vencer a corrida”, comentou Ferrari.

Apesar da segunda colocação, Euvaldo foi o que mais se divertiu na categoria Honda. “Tive problemas na tomada de tempo, mas fiz uma corrida de recuperação, fazendo muitas ultrapassagens, até a segunda colocação. Na segunda bateria já estava em segundo, tentei uma estratégia de acompanhar o Paulo de perto, deixando para atacar no final. Ainda fiquei na expectativa de algum erro, mas ele pilotou com muita precisão, chegou a dar uma erradinha, mas não foi o suficiente para conseguir ultrapassá-lo”, comentou Euvaldo. 

A próxima etapa do Baiano de Kart será no dia primeiro de Julho, mas antes disto acontece o Bahia Open de Kart, no dia 9 de junho. Esta competição deve atrair um bom número de pilotos de outros Estados, já que será um treinamento para o Campeonato Brasileiro de Kart Sênior, que será realizado aqui na Bahia, no Kartódromo Ayrton Senna, entre os dias 24 e 28 do mês de julho.

O Baiano de Kart tem o patrocínio da distribuidora de combustíveis Petrobahia, através do programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado FazAtleta, e será definido em seis etapas com duas programadas para o Kartódromo de Vitória da Conquista, que está em construção. A Associação Bahiana de Karts (ABK) realiza o evento em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).

Resultado da 1ª Etapa:
Honda A:
1º) Paulo Ferrari
2º) Euvaldo Luz
3º) Paulo Cunha

Super Kart RD:
1º) Márcio Eduardo
2º) George Gusmão
3º) Kiomitsu Mekaro

Super Kart 125 Ligth:
1º) Emanoel Neto
2º) Ody Cruz
3º) Victor Luz

Cadete:
1º) Íkaro Freire
2º) Ivan Gounin
3º) Vinícius Fiamenghi
4º) Lílian Sabarin

  • Não há comentários cadastrados até o momento!