publicidade
14/12/2007 09:26

Confira alguns dos principais detalhes de como será o Mundial de Biland no Brasil

Autor: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Largada de uma das provas de 2006, no Dubai


Após ter sediado um evento internacional de kart pela última vez em maio de 2006, quando realizou o Pan-Americano de Kart, o Brasil voltará, no início de 2008, a figurar no calendário oficial de eventos da Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo (CIK/FIA).

Entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP), receberá o V International Kart GP, também conhecido no país como Mundial de Biland.

Esta competição já foi realizada em Portugal, França, Republica Checa, Emirados Árabes e agora chega ao Brasil. Os competidores da nação verde-amarela, por sua vez, sempre se destacaram neste campeonato e já trouxeram três títulos, com os pilotos André Sousa, André Nicastro e João Gonçalves.

Na última edição do torneio, realizada em Dubai no mês de dezembro de 2006, a delegação brasileira movimentou a paradisíaca cidade com cerca de 30 membros entre pilotos, mecânicos, dirigentes e familiares.

Devido ao profissionalismo encarado pelos promotores Paulo Breim e Andréia Octaviano, responsáveis pelo Team Biland Brasil, os organizadores da competição internacional escolheram o Brasil para sediar a quinta edição do International Kart GP.

Como funciona a disputa?
O formato do V International Kart GP segue os mesmos moldes do Campeonato Mundial de Kart, ou seja, serão realizadas provas classificatórias, onde os 34 melhores colocados permanecem na disputa para as provas pré-final e final.

A programação da competição terá início no dia 27 de fevereiro com o sorteio dos equipamentos e montagem dos karts. No dia 28 serão realizadas cinco sessões de treinos livres no decorrer do período. Na sexta-feira, dia 29, acontece a tomada de tempos, seguida pelas provas classificatórias. No sábado, dia 1º de março, acontecem a pré-final e a final.

Qual o equipamento?
O V International Kart GP é por base uma competição monomarca. Todos os pilotos recebem da organização um kart completamente novo onde farão o seu uso durante a competição e, ao final, devolvem os mesmos para a organização.

O evento foi idealizado pela Biland Motorsport, fabricante dos motores SA 250, que equiparão todos os karts.

Estes propulsores pertencem à empresa Praktiko GT, de Dubai - Emirados Árabes, e foram os mesmo utilizados na competição de 2006. Todos eles passaram por cuidadosa revisão e foram equalizados para trazer a maior competitividade possível para a prova do Brasil.

Os pneus utilizados serão os novos compostos de selo vermelho da MG Pneus. A fábrica da região sul do país finalizou há poucas semanas o processo de homologação deste modelo e os utilizou oficialmente pela primeira vez na prova deste ano das 500 Milhas da Granja Viana.

Ainda existe uma dúvida quanto a marca a ser utilizada de chassis. Birel Sudam, Kart Mini e Mega Kart apresentaram propostas de fornecimento, que ainda estão sendo analisadas pelos organizadores da competição. Até o princípio de janeiro os organizadores informarão oficialmente qual será o chassi.

Quem participa?
Na manhã do dia 26 de fevereiro 48 pilotos de 13 nacionalidades estarão em frente ao Parque Fechado do Kartódromo Arena Schincariol para fazerem o sorteio e retirada do equipamento da competição.

Para chegarem à disputa do V International Kart GP todos os pilotos tiveram de competir nas provas com os motores Biland em suas respectivas regiões. De acordo com o número de competidores e sua representatividade no cenário internacional, cada país trará determinado número de pilotos para a competição.

Brasil e Inglaterra lideram o ranking com sete pilotos cada. Em seguida aparecem Rússia e Chipre com seis, Alemanha e Irlanda com quatro, Estados Unidos e Malásia com três, Emirados Árabes, Itália e Suíça com dois e Portugal e França com apenas um representante.

O Kartódromo
Após ter sido anunciado que a competição seria realizada no Kartódromo de Praia Grande, também no estado de São Paulo, o Team Biland Brasil foi obrigado a mudar a sede do campeonato em virtude de quebra de acordo por parte dos responsáveis pela pista.

Desse modo, apareceu a oportunidade de levar a prova para o grandioso Kartódromo Arena Schincariol, em Itu. Esta pista foi inaugurada em abril de 1994 e já contou com inúmeras provas de repercussão nacional e internacional. Lá já aconteceram um Mundialito de Kart, dois Campeonatos Brasileiros e duas edições das 24 horas de kart.

Considerado atualmente uma das mais completas pistas de kart do mundo, o Kartódromo Arena Schincariol tem um traçado extremamente rápido e seletivo com 1.240 metros de extensão por oito de largura. Na parte de infra-estrutura destacam-se a grande arquibancada coberta capaz de abrigar mais de 1.500 pessoas, além de restaurante, lanchonete e estacionamento para 1.350 veículos e 50 caminhões.

Na área de box o kartódromo continua mostrando o porque de ter sido escolhido para tão grandioso evento. São 60 boxes fechados com energia elétrica bi-voltagem, ar comprimido e bancadas. Fora isso, sobre toda a extensão dos boxes, está instalada uma grande área coberta capaz de abrigar vários camarotes e áreas Vips.

A organização do evento
Após receber o comunicado oficial da CIK/FIA confirmando a sua realização no país, o V International Kart GP será organizado e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), através da Comissão Nacional de Kart (CNK). A promoção ficará a cargo do Team Biland Brasil.

Disposta a aproveitar a oportunidade da competição internacional para alavancar ainda mais o kartismo no país a CBA deslocará para Itu toda a sua estrutura de eventos. Além de todos os oficiais de competição e seu caminhão de apoio logístico, a entidade montará toda a parte visual do evento como faixas, bandeiras, placas e outras peças publicitárias.

Para Paulo Breim, diretor do Team Biland Brasil e promotor do evento, o momento é de grande comemoração para o Brasil. "Sempre fomos aos eventos internacionais e nosso esquema de confraternização e amizade fora do traçado, misturado à competitividade e raça dentro da pista, chamou a atenção de todos. Não foi mero acaso termos conquistado três dos quatro campeonatos realizados até hoje. Para o Brasil é uma enorme conquista termos conseguido trazer esta prova para cá e, agora, temos que trabalhar muito para deixarmos em todos os competidores o gostinho de quero mais", finalizou o empresário.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!