publicidade
13/11/2007 10:01

Clementa Faria Jr. espera ganhar o Capacete para coroar ótima temporada

Autor: Extrabold Press - Ricardo Belussi


Foto: Fábio Oliveira

Clemente Faria Jr.


Na temporada 2007 da Fórmula 3 Sul-Americana, um nome foi o grande destaque desde a primeira etapa. Clemente Júnior (Banco Rural/ Barbosa Mello/ Oi/ Vrum) fez uma temporada digna dos grandes nomes do automobilismo. Em 14 provas disputadas foram seis vitórias, quatro segundos lugares e um terceiro – totalizando 11 pódios. O piloto de 20 anos de idade também largou na pole-position oito vezes e marcou 102 pontos em 140 disputados.

Com esse desempenho, Clemente garantiu seu título na categoria com uma rodada de antecipação – na etapa de Santa Cruz do Sul (RS) disputada no mês de setembro. O histórico dessa temporada impressionante colocou o piloto de Belo Horizonte (MG) no topo do ranking da Revista Racing, a mais conceituada do automobilismo nacional. Ele lidera o prêmio mais cobiçado pelos pilotos: o Capacete de Ouro. “Esta é a primeira vez que concorro ao prêmio e fico muito satisfeito por isso. É o reconhecimento de que a minha temporada e meus resultados na Fórmula 3 foram bons. Espero sair vencedor também nessa disputa para fechar com chave de ouro este grande ano na minha carreira”, exalta o piloto.

Finalizada a fase de classificação do Capacete de Ouro, cada uma das suas 13 categorias têm agora três finalistas. Estes receberão votos de um comitê de jornalistas especializados em automobilismo e os vencedores serão conhecidos no dia 26 de novembro. Na categoria Fórmula, Clemente concorre ao prêmio com Mário Romancini – companheiro de equipe do campeão da Cesário Fórmula e segundo colocado da F3 Sul-Americana; e Fernando Galera, terceiro colocado no torneio continental. No critério de classificação estabelecido pela revista, Clemente lidera com 96 pontos e seis vitórias em 10 possíveis. Romancini aparece em segundo com 86 pontos (duas vitórias em dez) e Galera é o terceiro com 71 pontos (uma vitória em dez). “A minha parte eu já fiz dentro da pista. Fiz uma temporada sem erros e agora dependo dos votos dos jornalistas para mais essa importante conquista na minha carreira”, diz Clemente Júnior.

As outras categorias do Capacete de Ouro são: Fórmula 1; Top; Internacional; Nacional; Fórmula; Turismo; VIP; Rali; Off-road; Endurance; Kart e Revelação. O Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 ainda tem mais duas provas que vão encerrar a temporada no mês de dezembro. A rodada será nos dias 15 e 16 de dezembro em Interlagos, São Paulo, pista onde Clemente Júnior começou sua jornada para o título em março deste ano. Na oportunidade, o piloto da Cesário Fórmula marcou as duas pole-positions e venceu as duas corridas do fim de semana. Confira os números de Clemente na temporada 2007 da F3:

- 14 provas disputadas
- 6 vitórias
- 8 pole-positions
- 11 pódios (6 vitórias, 4 segundos lugares e 1 terceiro)
- 102 pontos em 140 disputados (72,8%)

Clemente Júnior – Principais conquistas

- Campeão antecipado da Fórmula 3 Sul-Americana (2007);
- Melhor estreante da Fórmula 3 Sul-Americana – 4º colocado (2006);
- Tetracampeão brasileiro de kart;
- Recordista de conquistas consecutivas no Campeonato Brasileiro de Kart (2002, 2003, 2004 e 2005);
- Tricampeão mineiro de kart;
- Pole-position do Campeonato Pan-Americano de Kart (2004);
- Vice-campeão Pan-Americano de Kart (2004).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!