publicidade
09/10/2007 18:17

Carlos Roda venceu a 8ª etapa do Campeonato da AKRD

Autor: Mundo Motor


Foto: Mundo Motor

Carlos Roda


A AKRD (Associação dos Kartistas de RD) fez neste final de semana a oitava prova do calendário da categoria. A prova, disputada no Kartódromo Internacional da Aldeia da Serra, teve mais uma vez um desenrolar tumultuado.

Largando na pole, o preparador da equipe CR Motorsport, Carlos Roda, disputou sua primeira prova no ano. Ao lado dele no grid, o vice-líder do campeonato, Ted Fernandez, tinha tudo para assumir a liderança do certame já que o líder do campeonato, Thiago Ferraz, largava apenas em quarto.

Já na segunda volta, Fernandez partiu para cima de Roda e ganhou a posição, abrindo rapidamente cerca de 1s5 de vantagem. Atrás deles, Thiago ganhava posições, alcançando a terceira colocação.

A corrida parecia nas mãos de Fernandez, que vinha abrindo, até que Roda apertou o ritmo e começou a pressionar o líder. Na sexta volta, Roda tentou uma ultrapassagem por fora na curva chamada de “bacião”, houve o choque e Fernandez levou a pior, rodando e perdendo parte da carenagem, além de cair diversas posições.

Neste momento, Thiago Ferraz também enfrentava problemas. O câmbio de seu RD não respondia adequadamente aos comandos e ele não tinha um bom rendimento. Mais tarde, a quebra do pistão do motor quase o tirou da prova. Com isso, Thiago conseguiu apenas o sexto lugar na corrida.

O maior beneficiado foi Edwar de Moraes, que dividia a segunda posição no campeonato com Fernandez e chegou em terceiro na prova. Edwar agora é sozinho o segundo colocado no campeonato e diminuiu a diferença para Ferraz.

Ao final da prova, houve muita reclamação por parte de Fernandez. Segundo ele, Roda estaria fazendo jogo de equipe para beneficiar Ferraz, também piloto da CR Motorsport, e teria provocado o acidente de forma proposital.

Para Roda, o acidente foi um fato normal de corrida. “Disputamos uma curva e nenhum dos dois queria perder. Eu não tenho que tirar o pé porque estou por fora na curva, aliás, era muito mais provável que eu me desse mal nessa disputa, pois ele poderia apoiar e me jogar para fora”, comentou o piloto e preparador, e acrescentou: “Eu estava com metade do kart à frente dele, é só ver onde estão as marcas da batida. Ele fez a mesma coisa com o Pato (Luiz Patolino) na última prova”.

Para a direção de prova o incidente foi considerado normal, e para frustração de Fernandez, além de tudo, houve a desclassificação por falta de peso, talvez resultante da perda de partes da carenagem do kart.

Foi realmente um final de semana a esquecer para o competente piloto Ted Fernandez, que foi procurado ao final da prova para mais declarações, mas não foi encontrado.

Abaixo, o resultado da oitava etapa da AKRD:
1º Carlos Roda – 20 voltas
2º Alexandre Basci – a 0.670s
3º Edwar de Moraes – a 1.160s
4º Julio Kawamukai – a 1.410s
5º Adriano de Almeida – a 7.640s
6º Thiago Ferraz – a 10.550s
7º Henrique Faria Junior – a 33.140s
8º Fernando Cestari – a 2 voltas
9º Ted Fernandez – Não classificado (desclassificação técnica)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!