publicidade
25/04/2008 07:58

A hora e a vez da Super Kart RD

Autor: Miguel Brusell


O “circo” do kart baiano se desloca para Vitória da Conquista, para a segunda etapa do campeonato estadual que acontece no dia 4, e a categoria Super Kart RD ganha um destaque especial na competição que também tem disputa nas categorias Honda, Super Kart 125 Light e Cadete. A RD, como é mais chamada, foi o motivo da construção do Kartódromo Municipal de Vitória da Conquista.

A grande maioria dos pilotos desta categoria é da cidade e o kart começou a ser disputado em Vitória da Conquista com esta categoria. “Na realidade, começamos a dar as primeiras voltas aqui em Conquista em karts com motor da categoria Honda, mas depois decidimos por adaptar os motores dois tempos da Yamaha RD 135 nos chassis. No início, tivemos dificuldades com as marchas, mas logo achamos a solução”, revela Vilmar Carvalho, presidente da Associação Conquistense de Kart (ACK).

Os primeiros pegas da categoria aconteceram no Loteamento Itamaraty, com muita improvisação. “A gente chamava a pista de Tapetão. O asfalto era bom, mas, no início, tinha até meio-fio e poste. Com a evolução da disputa tiramos o meio-fio e os postes mais perigosos”, relembra o dirigente e piloto. A Associação Conquistense de Kart foi fundada em 2000, mas o Kartódromo Municipal só ficou pronto no ano passado.

A construção do Kartódromo de Vitória da Conquista foi possível graças ao trabalho em conjunto dos pilotos da ACK, da Prefeitura de Vitória da Conquista, da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia e do Governo do Estado, que apoiou através do programa de incentivo ao esporte FazAtleta. “Já andávamos de kart desde 2000, mas a construção do kartódromo só foi possível depois que conhecemos o diretor-presidente da Petrobahia em uma corrida em Aracajú”, revela o presidente da ACK.

“Na realidade, a construção foi possível porque cada um dos pilotos envolvidos no projeto se dedicou como se estivesse construindo a sua própria casa”, afirma Vilmar Carvalho. “Todo mundo teve importância na construção, ajudando a resolver um problema que tinha mais conhecimento e tempo para realizar. Foi um verdadeiro trabalho de equipe que envolveu um grupo de pessoas que prefiro não citar nome para não cometer algum tipo de injustiça”, completa.

Quando a bandeira quadriculada der a largada da RD, uma emoção especial vai tomar conta do Kartódromo. “Atualmente temos 18 pilotos andando com mais regularidade no Kartódromo de Conquista, mas nem todos vão estar no grid. Tem alguns que estão começando e ainda não podem disputar uma categoria tão rápida e com um bom número de karts”, acredita Vilmar Carvalho.

A segunda etapa do Baiano de Kart é uma boa oportunidade também para os amantes do automobilismo conhecerem a cidade que é conhecida como Jóia do Sertão. Com seu clima de serra, Vitória da Conquista fica a 1000 metros de altitude, na região Centro-Sul do Estado, a 509 quilômetros da Capital. A segunda etapa do Campeonato Baiano de Kart será realizada pela Associação Conquistense de Kart, com a supervisão técnica da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).

  • Não há comentários cadastrados até o momento!