publicidade
23/10/2018 14:14

Matheus Morgatto estreou com sucesso na categoria OK

Autor: Quick Comunicação


Foto: Divulgação

Matheus Morgatto


No norte da Itália, na belíssima região do Lago de Garda, teve início no fim de semana a última competição internacional do kartismo europeu em 2018. O WSK Final Cup reuniu no Kartódromo South Garda, em Lonato, mais de 300 pilotos para a disputa da primeira de três etapas do Campeonato.

Matheus Morgatto (Parolim | A-M Engines), que disputou várias competições nesta temporada na América do Norte e, também na Europa, foi um dos grandes destaques da divisão Júnior. Com foco nas competições com motor Vortex ROK o piloto conquistou vários títulos ao longo do ano e foi apontado como uma das grandes promessas do automobilismo brasileiro para os próximos anos.

Diante de resultados tão expressivos a fábrica de karts Parolim, com a qual Matheus competia na Júnior, o convidou a fazer o upgrade de categoria e, assim, se promover para a categoria OK para as competições internacionais.

TALENTO MOSTRADO LOGO NOS PRIMEIROS TREINOS

Muito animado o piloto chegou ao Kartódromo de Lonato após ter participado, nas duas últimas semanas, de competições nesta mesma pista. Com o traçado mais do que mentalizado o piloto preocupou-se apenas com a adaptação ao novo equipamento e, principalmente, o composto dos pneus, de fabricantes diferentes.

Acho que a maior dificuldade nesta transição é a adaptação aos pneus. Muda a forma de pilotar. Este composto novo tem um desgaste diferente e, com isso, temos de fazer corridas mais técnicas, para ter pneus bons nas últimas voltas”, explicou Morgatto.

Desde os treinos livres o piloto esteve muito rápido e, de maneira até mesmo surpreendente, liderou o último treino antes da tomada de tempos. Nesta sessão que definiu o grid de largada das provas classificatórias, porém, Matheus foi atrapalhado pelo grande volume de karts na pista e não conseguiu encaixar a volta perfeita ficando, assim, apenas com a 19ª marca.

Este posto lhe rendeu o quinto lugar do Grupo C para as corridas classificatórias, ou seja, em todas as provas ele partiu em nono ou em décimo. Com a experiência adquirida em seus vários anos nas pistas Matheus conseguiu se recuperar muito bem. No confronto CxD ele foi o terceiro, no AxC o quinto e, infelizmente, após receber um toque, ficou com o 13º posto nas disputas de BxC. Com 21 pontos perdidos Morgatto se classificou na 14ª posição que lhe rendeu a sétima posição no grid da Pré-Final “B”.

A Pré-Final foi disputada no início da tarde de domingo. Matheus, após boa largada, pulou uma posição e, com três voltas, já ocupava o quinto lugar quando, de repente, no afã de ganhar posições, foi escorado para a parte suja do traçado caindo para o 17º lugar. Com muita garra o piloto recuperou vários postos e, com isso, recebeu a bandeirada em 10º.

A última e decisiva corrida foi disputada na sequência. Morgatto, bem tranquilo, conseguiu se encaixar bem no pelotão mesmo largando por fora, no 20º lugar. Com bastante inteligência o piloto foi ganhando posições pouco a pouco mantendo, contudo, seus pneus bem cuidados. Ao todo foram mais oito posições conquistadas até o piloto receber a bandeirada final em 12º lugar.

Quero agradecer muito à Parolim a oportunidade de ter subido de categoria. Fiz o meu melhor e acredito que tinha chances de ir mais além se tivesse largado por dentro na Final. Vamos seguir treinando e com foco nas próximas competições”, encerrou o piloto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!