publicidade
28/08/2017 09:03

Matheus Leist saiu de 12º para 3º, mas pneu furado tirou pódio a cinco voltas do fim em Gateway

Autor: RF1


Foto: LLC

Matheus Leist


Na luta pelo título da Indy Lights em seu primeiro ano nos Estados Unidos após se sagrar campeão da Fórmula 3 Inglesa, Matheus Leist lutou até as voltas finais da etapa de Gateway, disputada neste domingo. Largando em 12º lugar depois de enfrentar problemas com seu carro na classificação, o gaúcho de 18 anos já estava em terceiro, três posições à frente do líder do campeonato, Kyle Kaiser.

Mas um pneu furado faltando apenas cinco das 75 voltas fez com que o pódio fosse perdido. Com o pit stop extra, o brasileiro ficou em décimo lugar. Com os resultados deste sábado, Kaiser, que está em seu terceiro ano na Indy Lights, assegurou virtualmente o título - só precisa largar em Watkins Glen, no próximo final de semana, para ficar com o campeonato e o prêmio de US$ 1 milhão para correr na Indy em 2018.

'A corrida foi muito boa se considerarmos a grande melhora do carro entre a classificação, onde fomos 12º, e a corrida, quando consegui imprimir um ritmo forte e fazer várias ultrapassagens até chegar entre os três primeiros. Mas o toque que levei do Nico Jamin me fez não apenas perder o pódio aqui em Gateway, como minhas chances de título. É claro que é frustrante, mas o importante é que estamos fazendo um grande ano na minha estreia na Indy Lights, com três vitórias, incluindo a preliminar da Indy 500, e esperamos encerrar o ano com mais um grande resultado', diz Leist.

Depois de conquistar o título da F-3 Inglesa no ano passado, o gaúcho foi contratado pela equipe Carlin para competir na divisão de acesso da Indy Lights e em seu primeiro ano venceu a 'Freedom 100', principal prova do ano na categoria, na preliminar das 500 Milhas de Indianápolis, e também foi o primeiro colocado em Road America e Iowa.

Em 2017, Leist também fez seu primeiro teste com o carro da Fórmula Indy, a convite da equipe Andretti - e foi o mais rápido entre os pilotos novatos. A Indy Lights fecha sua temporada 2017 na próxima semana no tradicional circuito misto de Watkins Glen, em Nova York, no dia 3 de setembro.

Os três primeiros hoje em Gateway
1 Santiago Urrutia
2 Juan Piedrahita
3 Colton Herta

Campeonato (top-5)
1. Kyle Kaiser, 316
2. Santiago Urrutia, 285
3. Colton Herta, 277
4. Matheus Leist, 260
5. Zachary Claman de Melo, 259

  • Não há comentários cadastrados até o momento!