publicidade
25/08/2011 09:40

Luir Miranda, destaque na Futuro, faz estreia na Fórmula 3 em Campo Grande


Foto: Carsten Horst

Luir Miranda


A quinta rodada da temporada 2011 da Fórmula 3 Sul-Americana, que será disputada neste fim de semana em Campo Grande (MS), marcará a estreia do piloto carioca Luir Miranda. Campeão brasileiro de kart, o piloto de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, fará sua primeira corrida na categoria pela divisão Light da categoria, em um carro da equipe Cesário Fórmula. Em seu primeiro ano no automobilismo, Luir disputa regularmente a Fórmula Futuro, e aproveita a folga no calendário da categoria para conhecer os carros da Fórmula 3.

"Estou ansioso para pilotar o carro. Já tive a oportunidade de conhecer de perto um Fórmula 3, mas nunca pilotei. Acho que este vai ser um final de semana de muito aprendizado, de onde vou tirar muitas lições para a minha carreira", comentou Miranda. "Por isso meu grande objetivo nesse final de semana é me aprimorar como piloto, haja vista que o Fórmula 3 oferece um aprendizado único e indispensável na carreira de um piloto", completou.

Líder do campeonato até a etapa passada, e atual terceiro colocado no campeonato da F-Futuro, Luir considera como totalmente nova a experiência com um Fórmula 3. "Não dá para comparar um carro com o outro. O F-3 é mais potente, mas no caso desse carro da classe Light, o câmbio é em H, e não sequencial. São dois carros bastante diferentes, que se completam na formação do piloto", avaliou o carioca.

Luir Miranda é um jovem talento do automobilismo brasileiro que surgiu nas pistas de kart-indoor, febre no país na segunda metade da década de 90. Seu primeiro contato com a velocidade foi aos 10 anos de idade, quando pilotou um kart de aluguel. A paixão instantânea o levou, aos 13 anos de idade, a competir em torneios do Kartódromo Granja Viana, em São Paulo.

A partir daí Luir começou a colecionar títulos. Em seu segundo ano no kart foi campeão paulista e campeão brasileiro, títulos que se juntaram a bons resultados em torneios nacionais e ao quinto lugar obtido nas 500 Milhas de Kart da Granja Viana. Completada sua passagem pelo kart, Miranda iniciou carreira no automobilismo na Fórmula Futuro, e já planeja sua passagem pela Fórmula 3 Sul-Americana. "A categoria é importante e passa pelos planos de qualquer piloto. Sem dúvida está entre minhas opções para o ano que vem", contou Luir.

O primeiro contato de Luir com a categoria e com a pista de Campo Grande será no treino livre que marca a abertura da programação oficial da etapa sul-mato-grossense, na manhã desta sexta-feira. A rodada da Fórmula 3 Sul-Americana em Campo Grande terá três corridas - válidas pela 13ª, 14ª e 15ª etapas do ano - entre o sábado e o domingo. Os líderes do campeonato até aqui são Fabiano Machado na categoria principal e Bruno Bonifácio na categoria Light.

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante

  • Não há comentários cadastrados até o momento!