A uma semana da 2ª rodada da temporada, a Copa São Paulo
Light, uma das principais competições do kartismo estadual do país, já vive o
clima de preparação para mais um compromisso.
Nos bastidores, porém, algumas mudanças foram preparadas de
modo a atender, essencialmente, ao pedido da maioria de pilotos e equipes. Tais
alterações, que em sua essência visam agregar maior número de competidores e,
também, proporcionar maior competitividade às disputas, tiveram o início de sua
decisão no decorrer da primeira etapa do ano, realizada no início de fevereiro.
MUDANÇA NO CALENDÁRIO – De modo a “fugir” do fim de semana
do GP Brasil de Fórmula 1, o Departamento de Kart (DK) da FASP atendeu ao
pedido da maioria e, desta forma, adiantou em uma semana a nona e penúltima
rodada dupla do campeonato.
A prova terá a sua programação, desta forma, nos dias oito
(sexta-feira) e nove (sábado) de novembro, no mesmo Kartódromo Aldeia da Serra,
na cidade de Barueri, região metropolitana paulista.
EIXOS SORTEADOS PARA AS CATEGORIAS CADETE E MIRIM – Assim
como acontece nas competições nacionais, organizadas pela CBA, pais de pilotos
e chefes de equipes procuraram o DK-FASP de modo que fosse introduzida no Light
a obrigatoriedade de sorteio dos eixos entre os participantes das categorias
Mirim e Cadete.
Tal alteração, que inicialmente irá gerar maior similaridade
entre os karts, atende também à redução de custos. Isso será natural, uma vez
que, tendo um equipamento obrigatório, o piloto não terá a necessidade de
testar diferentes modelos que existem no mercado. Além disso, assim como já
acontecem com os motores, os eixos ficarão sempre sob a responsabilidade dos
organizadores do Light.
Os novos eixos, devidamente homologados pela CBA, serão
fabricados pela Mega Kart e terão identificação específica do campeonato. Os
pilotos interessados poderão adquirir peças “extras” para os treinos junto à
loja da Mega Kart, bem como, na Sabiá Racing, dentro do Kartódromo Aldeia da
Serra.
“O Light sempre foi
feito para os pilotos e equipes com o principal objetivo de agregar cada vez
mais competidores. Com mais pilotos no grid as provas são sempre mais
emocionantes e, com isso, a competição pode ensinar cada vez mais. Vamos nos
adaptando às necessidades e pedidos, mas, sempre prezando pela transparência,
competitividade e preços justos”, comentou Rafael Cançado, promotor do campeonato.