publicidade
26/10/2011 09:28

Thiago Vivacqua, um carioca que se destaca no kartismo europeu

Autor: Viviane Romero


Foto: Divulgação

Thiago Vivacqua e seu menor, Felipe Braga


O piloto carioca Thiago Vivacqua participa esta semana do WSK Final Cup 2011, em Ortona, na Itália. Os treinos preparatórios começam no dia 27, quarta-feira, e a tomada de tempo será na sexta-feira. Competindo pela categoria KF3, Vivacqua encerra sua primeira temporada na Europa como umas das promessas do próximo ano. A competição é referência na modalidade, já que muitos pilotos de Fórmula 1 começam suas carreiras por esse circuito mundial.

Em todos os campeonatos que participou na Europa durante este ano Vivacqua esteve entre os dez melhores. A posição de maior destaque foi o primeiro lugar no Ciao Thomas Knopper,realizado em Kerpen, na Alemanha, no circuito que pertence à família Schumacher.

Thiago Vivacqua, que fez sua estreia oficial no kart em 2007, conquistou o primeiro título no ano seguinte, quando venceu o Campeonato Brasileiro na categoria Cadete, aos 11 anos. Apesar da pouca idade, foi ainda mais jovem que o garoto teve o interesse voltado para o mundo da velocidade. O pai, o empresário André de Oliveira, lembra que aos dois anos qualquer caixinha de fósforo nas mãos do menino ganhava rodas imaginárias e contorno de brincadeiras. Na medida em que foi crescendo, passou a vibrar com as corridas que assistia pela TV, além de querer visitar concessionárias para perguntar detalhes sobre marcas e modelos, despertando a curiosidade dos vendedores.  Assistindo a vídeos antigos, descobriu e se encantou com a maneira de guiar do seu maior ídolo, Ayrton Senna.

Os pais, surfistas que chegaram a participar de campeonatos quando adolescentes, incentivaram o filho na busca pela velocidade desde cedo. Aos 6 anos Thiago pilotou um kart pela primeira vez. Mas foi aos 9 que ele entrou definitivamente para o automobilismo.

Em 2011 Thiago Vivacqua, começou a competir na Europa, na categoria KF3, para pilotos entre 12 e 15 anos, integrando a equipe Energy Corsa Kart Itália.

Nascido no dia 16 de dezembro de 1996, no Rio de Janeiro, o piloto está morando em Bergamo, cidade que fica próximo a Milão, para intensificar a rotina de treinos e ficar mais perto do projeto de um dia chegar à F-1, categoria máxima do automobilismo. Para isso, ele enfrenta muitos adversários, como a saudade da família e dos amigos, que estão no Brasil.

“Sei que é um caminho repleto de obstáculos, mas estou disposto, com muito treino, esforço e dedicação, superar as dificuldades. Tenho o sonho de um dia ser campeão de F-1, a exemplo do meu ídolo, Ayrton Senna. Não é fácil, mas farei o melhor que puder para que o país continue sentindo orgulho da atuação brasileira no automobilismo. É claro, a responsabilidade é imensa”, diz Thiago.

Entre os títulos conquistados pelo jovem piloto estão a Copa do Brasil, 500 Milhas da Granja Viana, Copa São Paulo Light de Kart e Campeonato Paulista de Kart.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!