publicidade
22/11/2021 10:22

Rafael Câmara se despediu do kartismo e da Kart Republic com 4º lugar no WSK Final Cup em Adria

Autor: Luís Ferrari


Foto: Manuela Nicoletti

Rafael Câmara


O brasileiro Rafael Câmara mais uma vez foi protagonista no kartódromo italiano de Adria. Em sua jornada de despedida da equipe Kart Republic, o pernambucano de 16 anos de idade e integrante do programa de jovens talentos da Ferrari finalizou o WSK Final Cup em quarto lugar depois de largar na pole da Final.

Foi mais uma etapa sólida para o piloto que levantou três campeonatos de primeira linha no kartismo europeu em 2021, além do vice-campeonato europeu e da consistente participação no Campeonato Mundial - quando foi forçado a abandonar por furo de pneu enquanto liderava a final.

Com compromissos em testes de monopostos durante a semana, Rafa chegou para a etapa final a convite do chefe de equipe, Dino Chiesa, apenas na sexta-feira. Ele teve um breve treino livre de 12 minutos antes do quali e ‘cravou’ o sétimo tempo na tomada.

Depois de dois quintos e um terceiro lugar nas preliminares, ele terminou a fase inicial em segundo no ranking de 40 pilotos.

Pole-position na Pré-Final B, Rafa sustentou a liderança no início e, eventualmente, caiu para quarto lugar. O kart com as cores da Oak Racing Team (ORT) apresentou bom rendimento na segunda metade da prova e ele veio passando um concorrente por vez. Terminou com vitória e, como teve o melhor tempo de pré-final, conquistou o direito de largar a prova final na pole.

Novamente o pernambucano sustentou a liderança no início da corrida decisiva, até que foi ultrapassado nas voltas 3, 4 e 5. A calibragem dos pneus chegou ao ponto ideal a seguir e, mais uma vez, ele veio recuperando terreno. Conseguiu avançar de sexto até quarto entre as voltas 11 e 13. Mas o trio de líderes havia aberto boa margem e não foi alcançado.

Câmara agora dará sequência aos seus compromissos como integrante da Ferrari Driver Academy, com testes em monopostos da Fórmula 4.

“Tive uma temporada fantástica com a Kart Republic. Começamos o ano com o título do WSK Champions Cup aqui em Adria e fiquei empolgado em me despedir do time novamente nesta pista. 2021 foi um ano inesquecível para mim e agradeço a todos que contribuíram para nosso desempenho. Estou preparado para a próxima fase da minha carreira e levarei para o resto da vida o aprendizado que tive competindo de kart no mais alto nível”, disse Câmara.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!