publicidade
28/05/2013 17:27

Lukas Moraes levou automobilismo - e kartismo - brasileiro ao alto do pódio na Fórmula Abarth

Autor: Motorbiz


Foto: Divulgação

Lukas Moraes


Foi um domingo de muitas comemorações para o automobilismo brasileiro. Nos Estados Unidos, Tony Kanaan venceu pela primeira vez uma edição das 500 Milhas de Indianápolis, tornando-se o quarto brasileiro a alcançar o feito. Do outro lado do mundo, na Itália, outro brasileiro comemorava uma vitória nas pistas. O paulista Lukas Moraes havia vencido, horas antes, uma das provas da segunda etapa da Fórmula Abarth, realizada em Adria. Em comum entre os dois, além do lugar mais alto do pódio, o número 11 estampado no carro.

Em sua primeira temporada no automobilismo, Lukas tinha grandes expectativas para a etapa de Adria, já que era o único circuito em que o piloto havia treinado antes do início da temporada. “Espero ficar entre os cinco melhores”, dizia o número 11 da competição italiana antes das provas.

Já nos treinos livres Lukas mostrou que estava certo. Concluiu a primeira sessão em terceiro, depois foi nono, mesmo com pneus usados enquanto os adversários usaram novos. E nos treinos classificatórios veio a comprovação da boa performance: primeira fila para o brasileiro, que largaria ao lado do líder do campeonato, Alessio Rovera.

A primeira prova foi disputada com a pista ainda molhada por uma chuva fina que caiu durante a noite, e o brasileiro resolveu ser cauteloso. “Escorregava demais, preferi não arriscar e terminar a prova em segurança”, disse ele, que concluiu a disputa em quinto.

Com o grid invertido nas seis primeiras posições, a largada da segunda bateria teve Lukas novamente partindo do segundo posto. O brasileiro assumiu a ponta logo no começo da prova e abriu boa distância para o segundo colocado. A prova terminou em bandeira amarela em função de um acidente a três voltas do final, mais uma semelhança entre as corridas dos pilotos de número 11, já que Kanaan também teve o destino selado pela amarela nas voltas finais em Indianápolis.

Para completar o final de semana, Lukas foi para a terceira e última corrida partindo do oitavo posto no grid, escalou o pelotão e terminou a prova em segundo, conquistando o segundo pódio na temporada. “Mais feliz impossível! O que mais posso falar? Tivemos um fim de semana sensacional, o acerto do carro era muito bom e eu já conhecia a pista, o que ajudou muito. As coisas correram super bem e os resultados apareceram”, disse o piloto de 17 anos.

Lukas volta para o Brasil nesta terça-feira e em seguida vai passar alguns dias descansando com a família. Na sequência já inicia a preparação física para a terceira etapa da temporada, que acontecerá em 14 de julho, no circuito de Mugello. “Agora é por os pés no chão e me preparar bem para a próxima corrida, em Mugello. Será mais um desafio grande, nunca andei lá e sei que a pista não é fácil”, complementou.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!