publicidade
31/10/2014 17:25

Gianluca Petecof estreia na Europa com pódio e destaca aprendizado na Rok Cup International Final

Autor: Eversports


Foto: Frederico Baggio

Gianluca Petecof


Aos 11 anos, Gianluca Petecof continua desbravando fronteiras. Campeão no Brasil em certames importantes como o Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil e o Super Kart Brasil 14, e vencedor nos Estados Unidos do Florida Winter Tour e da Rok Cup USA, o paulista subiu mais um degrau em sua curta, mas já laureada carreira ao participar, no último fim de semana, da Rok Cup International Final, no kartódromo South Garda Karting, em Lonato, na Itália.

Sua classificação foi conquistada depois da vitória na América do Norte em setembro. Inscrito na categoria Mini Rok (para pilotos entre 9 e 12 anos), Petecof teve a chance de correr contra outros 104 pilotos de 25 países diferentes e fez bonito. Mesmo ficando de fora da luta pelo título em razão de não ter largado em uma das baterias, que envolveu 30 competidores na Final A, o brasileiro teve grande destaque na Bridgestone Final (final B), ficando a apenas 0s011 do vencedor, terminando em segundo lugar.

No entanto, Gianluca também se considera um vencedor. Depois de viajar à Itália com tudo pago pela organizadora do campeonato — a Vortex, fabricante italiana de motores de kart — e voltar para casa com um troféu na bagagem logo em sua primeira passagem pela Europa, o piloto ressaltou a importância do aprendizado e, acima de tudo, se divertiu.

A respeito da Rok Cup International Final, a competição compreendeu muitas baterias classificatórias devido ao alto número de inscritos. Gianluca teve problemas e não conseguiu largar em uma das corridas, o que comprometeu sua classificação à Final A. Ainda assim, Petecof classificou-se para a disputa da final B, a chamada Bridgestone Final, e teve bom desempenho: liderou a maioria das voltas da prova e, depois de uma dura batalha, ficou a milésimos de conquistar a vitória.

Em todos os aspectos, o brasileiro considerou sua jornada em Lonato bastante positiva e já faz planos para voltar a competir na Europa. Mas agora seu foco se volta para as competições nos Estados Unidos. O próximo desafio de Gianluca Petecof em terras norte-americanas deve ser o Skusa Supernationals, que acontece em novembro no kartódromo do Rio All-Suite Hotel and Casino, em Las Vegas, no Estado de Nevada.

"Correr na Itália foi uma experiência incrível em todos os sentidos. Aprendi muito o tempo todo, especialmente porque os europeus usam muitas configurações que não conhecíamos. Mas isso já era esperado. Evoluí bastante desde o primeiro dia em Lonato e nas finais fomos tão rápidos quanto os vencedores. Por se tratar de uma categoria tão forte, com pouco tempo de pista, acho que o resultado e o meu desempenho foram muito bons, cheguei até a liderar a Bridgestone Final. Terminar uma das finais em segundo e subir ao pódio logo na estreia na Europa foi melhor do que poderíamos sonhar. Agradeço a todos que tornaram esse meu sonho possível", relatou Petecof.

  • 31/10/2014 23:36 Forcolin

    Parabéns Gianluca, muito bom, em sua estreia na Europa continua assim que vc vai chegar la abs.