publicidade
21/10/2010 17:40

Gabriel Sereia destaca aprendizado em sua estreia no kartismo europeu

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Entre os dias 15 e 17 de outubro o mato-grossense Gabriel Sereia foi um dos representantes brasileiros no EasyKart International Grand Finals. Era a final mundial de um dos maiores torneios do kartismo europeu, que reuniu mais de 330 pilotos no circuito de Castelletto di Branduzzo, na região de Pavia, na Itália.

A competição marcou a estreia de Gabriel, reconhecidamente um dos principais pilotos brasileiros da sua geração, no berço do automobilismo mundial. Ele disputou a categoria chamada 60cc, destinada aos pilotos com idade entre nove e 13 anos, e que contou com 116 competidores inscritos.

O desafio de competir contra pilotos do mundo inteiro ficou ainda maior com a chuva, que marcou boa parte das corridas de classificação do torneio. Para Gabriel, a experiência no EasyKart International Grand Finals será muito valiosa nos próximos passos da sua carreira. "É tudo completamente diferente do que eu já tinha visto. Muitos pilotos, um grande campeonato e muita disputa o tempo todo. As corridas de classificação, por exemplo, tinham apenas oito voltas", lembrou Gabriel, que acabou tendo o final de semana prejudicado por uma quebra da corrente de transmissão ainda no treino classificatório.

"Eu estava na parte final da minha primeira volta rápida na tomada de tempos, quando soltou a corrente. Consegui completar a volta só com o ‘embalo’ do kart, mas acabei ficando com um tempo muito alto, e tive que largar no final do grid em todas as eliminatórias", comentou Sereia.

Largando das últimas filas em corridas de oito voltas, Gabriel fazia uma média de duas ultrapassagens por volta, e terminou duas das três provas de classificação entre os 15 primeiros. Os resultados o levaram à chamada Final C do torneio - a antepenúltima corrida antes da grande decisão - na qual Gabriel cruzou a linha de chegada em 10º.

"Aprendi muita coisa neste final de semana na Itália, entre pilotagem, estratégia de corrida, acerto do equipamento. Tudo isso vai ser muito útil daqui para frente na minha carreira", destacou Gabriel.

De volta ao Brasil, Gabriel Sereia tem um novo desafio já neste sábado (23). Ele vai disputar a nona e penúltima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, competição na qual briga pelo título em duas categorias. Tanto na Cadete, quanto na Super Cadete - que se diferem apenas pela motorização dos karts - Gabriel lidera a tabela de pontos. Na primeira está um ponto à frente do carioca Zaiya Fontana, e na segunda os dois aparecem empatados.

"Estou ansioso por essa corrida na Granja Viana. É a penúltima do campeonato e quero muito ser campeão. Vou me dedicar ao máximo para continuar brigando pelas vitórias nas duas categorias", finalizou o piloto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!