publicidade
29/05/2014 07:27

Apadrinhado por Parolim e Minardi, João Vieira disputará Fórmula 4 Italiana

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Divulgação

João Vieira


No início desta semana o piloto brasileiro João Vieira recebeu a notícia que vários concorrentes de sua idade esperam ouvir um dia. Ele foi convidado por um importante empresário do automobilismo italiano, Albino Parolim, e pelo dono da extinta equipe Minardi de Fórmula 1 para fazer a sua estreia em competições de monopostos.

Sem nunca ter tido a experiência de treinar, muito menos competir em um carro de fórmula, Vieira teve sua atuação avaliada quando disputou o Ayrton Senna Tribute, no início do mês, em Ímola.

Contando com a ajuda de Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), entidade que detém a filiação atlética de João há muitos anos, o piloto foi convidado pelos empresários a testar um dos carros da F4 Italiana, competição que terá em 2014 a sua temporada inicial.

Lado a lado com pilotos já experientes e com passagens por outras categorias de monopostos, Vieira conseguiu mostrar todo o seu potencial. No segundo dia de testes ele já figurava entre os cinco mais velozes dos 16 pilotos na pista. Os testes aconteceram no Autódromo de Ádria, pista que sediará a abertura do Campeonato Italiano.

A categoria F4 tem sido muito incentivada pela FIA em todo o mundo. O chassis utilizado é um Tatuus F4 T014, equipado com motor Abarth de 1.4 litros turbo, capaz de gerar uma potência total de 160 cavalos. João andou com um carro da tradicional equipe Antonelli Motorsport, que vem há muitos anos atuando em competições de Gran Turismo com Porsches.

Nesta segunda-feira Vieira voltou a treinar, novamente no circuito de Ádria. Em condições de pista iguais e com pneus usados, ele conseguiu ser o segundo mais veloz da pista, impressionando de forma bem positiva seus "padrinhos". Giancarlo Minardi comentou o desempenho de João: "Foi uma estreia muito interessante. O piloto se mostrou muito rápido já de cara, ele nunca havia sentado em um monoposto e já chegou andando entre os cinco primeiros. Acredito que temos um talento a ser lapidado em nossas mãos".

Vieira, por sua vez, não poderia estar mais feliz. "Estou com uma oportunidade de ouro em minhas mãos. Tudo o que eu poderia conquistar no kart eu já ganhei e, infelizmente, minha família não tinha condições de patrocinar o prosseguimento da minha carreira. Com a ajuda do Giovanni, consegui este contato com o Parolim e o Minardi que, juntos, estão me abrindo as portas do automobilismo europeu. Espero corresponder a esta confiança com atuações perfeitas e, em pouco tempo, com vitórias", comentou o piloto de 16 anos.

O Campeonato Italiano de F4 terá sete etapas com início na semana que vem. Confira:
8 de junho - Adria
29 de junho - Imola
13 de julho - Mugello
03 de agosto - Magione
14 de Setembro - Vallelunga
28 de setembro - Monza
19 de outubro - Barcelona

  • Não há comentários cadastrados até o momento!