publicidade
10/06/2019 14:20

Gianluca Petecof é destaque na Fórmula 4 Alemã após conquistar 26 posições em duas corridas

Autor: Luis Ferrari


Foto: Prema Power Team

Gianluca Petecof


O segundo fim de semana de Gianluca Petecof no Campeonato Alemão de F4 foi épico em Spielberg. O representante da Academia Shell Racing conquistou nada menos que 28 posições em duas corridas, mostrando a mesma velocidade da prova de abertura do certame, quando venceu com direito à maior margem de diferença da história da categoria.

Na sexta-feira (7), o competidor da equipe Prema perdeu o controle do carro na última curva da pista austríaca no primeiro treino qualificatório. Como já havia marcado uma volta lançada, conseguiu o 12º lugar no grid para a corrida 1, realizada no sábado (8). Mas o desafio para domingo (9) seria enorme, saindo do fundo do grid na corrida 2 e com o grid da corrida 3 definido pela inversão dos oito primeiros colocados na segunda bateria.

Na prova de sábado, o piloto de 16 anos fez grande largada e já era 6º no fim da primeira volta. Depois avançou para 5º, ultrapassou um companheiro de equipe para ser 4º e duelou com outro adversário pelo 3º lugar no pódio. Mas acabou ficando do lado sujo da pista numa disputa e quem vinha atrás tirou proveito. Assim, Petecof recebeu a bandeirada em 5º, sete posições à frente de sua posição de grid.

Na segunda corrida, largou em 23º e antepenúltimo, para então escalar o pelotão de forma exemplar. Foi praticamente uma ultrapassagem por minuto, por dentro, por fora, nas curvas de alta e nas freadas fortes. O último ganho de posição, para receber a bandeirada em 5º, teve direito a drible no concorrente e um “X” clássico – posteriormente Gianluca foi promovido a 4º lugar, favorecido por punição por excesso de velocidade sob bandeira amarela aplicada a outro competidor.

Largando em 5º na corrida final, o piloto Shell tracionou bem e assumiu a 3ª posição antes da primeira curva. Ele era mais rápido que a dupla que vinha à frente e logo tratou de atacar pelo segundo posto.

Mas o vice-líder estava disposto a vender caro a posição, tão caro, que arruinou a corrida de ambos. Depois que assumiu a linha interna numa curva de alta, deixou Gianluca por fora. O piloto da Shell passou limpo, mas o concorrente perdeu a traseira, que acabou projetada sobre o carro de Petecof. Fim de corrida para os dois, comprometendo uma belíssima jornada de recuperação do brasileiro.

Mesmo assim Gianluca foi capaz de minimizar o prejuízo, que se anunciava extremo depois do quali, e sai da Áustria com os mesmos 22 pontos de distância para a liderança com os quais chegou a Spielberg.

O competidor da Academia Shell Racing retorna às pistas pelo Italiano de F4, campeonato em que aparece na liderança com 100 pontos contra 44 dos concorrentes mais próximos. A terceira etapa do Italiano acontece em Budapest, dentro de quatro semanas.

Foi um fim de semana de altos e baixos, e muito aprendizado. Na sexta-feira vinha com um trecho verde e outro roxo quando perdi o carro e fiquei fora do segundo quali. A equipe fez um grande trabalho para recuperar o equipamento e me deixar em condição de competir no sábado e no domingo. As duas corridas foram muito disputadas e consegui pontuar bem, especialmente na segunda prova largando do fundo do grid. Na terceira corrida infelizmente tivemos um abandono quando o pódio era uma realidade. Voltaremos mais fortes na próxima”, disse o piloto da equipe Prema.

Campeonato F4 Alemão (após duas etapas):
1º) T. Pourchaire 69 pontos
2º) N. Krutten 69
3º) A. Leclerc 62
4º) R. Stanek 59
5º) P. Aron 59
6º) A. Ghiretti 48
7º) Gianluca Petecof 47
8º) W. Alatalo 43
9º) D. Hauger 40
10º) J. Durksen 40 

  • Não há comentários cadastrados até o momento!