publicidade
07/12/2020 16:46

Gianluca Petecof é campeão da Fórmula 3 Regional Europeia e garante pontos para superlicença da F1


Foto: Prema Powerteam

Gianluca Petecof


Gianluca Petecof é o novo campeão da Fórmula 3 Regional Europeia. O piloto da Academia da Ferrari patrocinado pela Americanet e Matrix Energia garantiu o título com um quinto lugar na corrida única disputada neste domingo em Vallelunga - a que seria a penúltima prova da temporada, mais cedo, foi cancelada devido à forte chuva.

Ele e o primeiro piloto brasileiro a levar o título da categoria, e Gianluca também conquistou o campeonato entre os rookies.

Com a conquista do título, o competidor garantiu os pontos necessários para obter a superlicença, documento que habilita um piloto a disputar corridas de Fórmula 1. Petecof soma os 25 pontos pelo título da Fórmula 3 Regional aos 15 acumulados com o vice-campeonato da Fórmula 4 Italiana em 2019 e o quarto lugar na mesma categoria em 2018.

Num ano de muitas dificuldades em meio à pandemia de coronavírus, Petecof teve o apoio fundamental da Matrix Energia e da Americanet, patrocinadores que asseguraram o orçamento necessário para que o piloto pudesse completar a temporada pela equipe Prema Powerteam.

Gianluca encerra uma campanha marcada pela regularidade: foi o único competidor entre os postulantes ao título a somar pontos em todas as 23 corridas disputadas. Foram quatro vitórias, sete segundos lugares e três terceiros, totalizando 14 subidas ao pódio, além de outras nove pontuações. Além disso, o piloto da Academia da Ferrari conquistou seis pole positions e sete voltas mais rápidas.

Depois do cancelamento da penúltima prova, a chuva diminuiu e permitiu a realização da última corrida. Ainda com pista molhada, os carros partiram atrás do safety car, com Gianluca em quinto. Dada a bandeira verde, o adversário de Petecof na briga pelo campeonato, o monegasco Arthur Leclerc, tentou escalar o pelotão, mas acabou na brita, o que já confirmou o título do brasileiro.

Na sequência, o brasileiro subiu para o quarto lugar e permaneceu nessa posição em segurança na maior parte da prova. Nas voltas finais, com a pista secando e os pneus 'biscoito' deteriorados, evitou contato com um concorrente e levou o carro #10 à quinta colocação na linha de chegada.

Gianluca Petecof é patrocinado pelas marcas Matrix Energia e Americanet. A Matrix Energia é a maior comercializadora independente de energia no Brasil e tem histórico em patrocínio do esporte a motor no país, vinculada a talentos como Felipe Massa, Lucas di Grassi e Caio Collet. A Americanet também está envolvida no automobilismo nacional e internacional, do kart à Stock Car. A operadora de telefonia celular e serviço de internet patrocina o piloto Prema Gabriel Bortoleto na F4 Italiana e Alemã.

“É maravilhoso conquistar esse campeonato. Tivemos alguns problemas durante o ano, quero agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo, e, mais importante, a Deus. Sem Ele, nada teria sido possível. Tentei sempre ficar na pista e fazer o melhor. Às vezes não pudemos lutar pela vitória, mas marquei pontos em todas as corridas, é assim que funciona. Estou muito, muito feliz. Obrigado a todos!', comemorou Petecof.

Fonte: Luís Ferrari

  • Não há comentários cadastrados até o momento!