publicidade
19/11/2021 08:29

Kartistas, Arthur Gama e João Cardoso Neto são os mais jovens campeões da história do automobilismo brasileiro


Foto: Arquivo dos pilotos

Arthur Gama e João Cardoso Neto no pódio em Tarumã


No último domingo (14) o automobilismo brasileiro conheceu a dupla de campeões mais jovem de toda a sua história. Em Viamão (RS), no Autódromo de Tarumã, Arthur Gama e João Cardoso Neto sagraram-se campeões brasileiros da Turismo 1.4 aos 15 e 16 anos, respectivamente.

Residentes em Porto Alegre e Canoas (RS), Gama e Cardoso começaram suas carreiras no kartismo gaúcho, onde conquistaram títulos e venceram provas estaduais e nacionais. Arthur Gama chegou a disputar um campeonato mundial da modalidade e, assim, com a experiência adquirida, a dupla não demorou a mudar o rumo de suas carreiras para o automobilismo.

No início da temporada, Arthur Gama, então com 14 anos, e João Cardoso Neto, com 15, estrearam no automobilismo competindo em Guaporé na etapa de abertura do Campeonato Gaúcho e Brasileiro de Turismo 1.4. A estreia não poderia ter sido melhor, uma vez que a dupla venceu as quatro baterias em sua divisão, a B, uma delas também na geral em um grid que reunia 50 carros.

Utilizando um Celta, com preparação de motor de Alexandre Rheinlander, da Autotech, e “chão” da Auto Racing, a dupla continuou mostrando seu talento nas etapas seguintes do campeonato, que passou por Tarumã e Guaporé (RS), Goiânia (GO) e Curvelo (MG). Quatro abandonos ao longo da temporada - que acabaram sendo descartados - chegaram a preocupar a dupla, mas não abalaram a confiança de Arthur Gama e João Cardoso Neto.

A última etapa, disputada no último final de semana em Tarumã, foi emocionante. Cardoso e Gama chegaram ao tradicional autódromo na segunda posição na tabela de classificação e precisavam vencer uma das quatro baterias e terminar as outras sempre à frente de Bernardo Cardoso e Daniel Nino, mais experientes e igualmente talentosos.

A disputa pelo título de campeões brasileiros da Turismo 1.4 na categoria B foi emocionante. Arthur Gama e João Cardoso Neto tiveram belas atuações e chegaram ao seu objetivo após vencer duas baterias em Tarumã e terminar as outras duas em segundo lugar. Com apenas 5 pontos de vantagem para Bernardo Cardoso / Daniel Nino, o que mostra o equilíbrio e as dificuldades que o campeonato impôs, a dupla iniciou a festa e entrou para a história do automobilismo brasileiro como os mais jovens campeões de todos os tempos.

Foi uma emoção imensa presenciar tudo o que aconteceu em Tarumã com nossos filhos”, disseram Guga Gama e João Cardoso Júnior, pais de Arthur e Cardoso Neto, também pilotos. “Eles treinaram muito ao longo da temporada. Passamos a eles toda a nossa experiência focando em todos os aspectos possíveis de uma corrida, desde a tomada de tempos, passando por largadas e primeira volta, até simular uma corrida inteira. Os meninos estão de parabéns. Venceram pelo menos uma prova em todos os autódromos em que correram e foram muito regulares e decididos”, completaram.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação

  • Não há comentários cadastrados até o momento!